Geral
Saiba quais são as novas regras de transição para quem vai pedir aposentadoria do INSS
Para saber quanto tempo falta para se aposentar o trabalhador pode acessar o aplicativo Meu INSS
O Ano Novo só começou e novas regras de transição para quem vai pedir a aposentadoria do INSS mudaram e ficaram mais rigorosas. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para os homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição. Mas para quem começou a contribuir antes da reforma da Previdência, em novembro de 2019, também valem as regras de transição, que se atualizam todo ano - até 2031.
Em 2025, na categoria que junta tempo de contribuição com idade mínima, passou para 59 anos completos e 30 anos de contribuição para as mulheres, e 64 anos e 35 de contribuição para homens. As outras duas regras, aplicadas a quem estava prestes a se aposentar em 2019, não mudam. São a do pedágio de 50% e a do pedágio de 100%.
Elas existem para definir quanto tempo a mais o trabalhador vai precisar contribuir para se aposentar. Cada regra pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador vai receber. Para saber quanto tempo falta e a previsão de quanto vai receber, o trabalhador pode acessar o aplicativo Meu INSS, por meio da conta gov.br e fazer a simulação.
- Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas Insta, Face e Site.