Campanha Sarampo
Geral

Sábado é dia das festas de Nossa Senhora Aparecida

O dia 12 de outubro é feriado nacional desde 1980, quando o papa João Paulo II consagrou a Basílica

11 Out 2019 - 13h40Por Da Redação
Sábado é dia das festas de Nossa Senhora Aparecida - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Duas festas em homenagens à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, acontecem paralelamente neste sábado (12) em Jaraguá do Sul e devem atrair milhares de fiéis. Ambas as festividades aliam a fé católica e  a confraternização em suas respectivas comunidades: na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ilha da Figueira, e na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Ribeirão Grande do Norte. 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da santa. Atualmente a imagem se encontra na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). O dia 12 de outubro é feriado nacional desde 1980, quando o papa João Paulo II consagrou a Basílica, apontado como o quarto santuário mariano mais visitado do mundo,  com capacidade para até 45 mil pessoas.

Confira a programação completa dos eventos da cidade na capa do site www.jaraguadosul.sc.gov.br, clicando no link “Próximos Eventos”.


Programação das festas 

Comunidade Ilha da Figueira:
8h30 -  carreata com saída da Matriz São Sebastião e Bênção dos Veículos; 10h -  Santa Missa campal, com a coração de Nossa Senhora;
11h30 – Início dos festejos;
15h – Tarde Dançante, com acesso livre
Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida, 4130 – Ilha Figueira
Contatos: (47) 3370-5773, psec73@diocesejoinville.com.br,  http://www.nsaparecidafigueira.com/nossa-senhora-aparecida-matriz/

* Haverá distribuição de guloseimas e brinquedos à criançada, com completo serviço de bar e cozinha.


Festa da Capela Nossa Senhora Aparecida
9h – Procissão com imagem de Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Nereu Ramos), com Bênção dos Carros;
10h – Santa Missa (Ribeirão Grande do Norte)
12h – Tradicional queima de fogos, seguida de Almoço
14h – Apresentação do Grupo Folclórico Alemão e Tarde Dançante
Endereço: Rua Quirino Lunelli, s/nº – Ribeirão Grande do Norte
Contatos: (47) 3276-1002, psec63@diocesejoinville.com.br


Comunidade da Ilha da Figueira surge em 1962
A primeira Missa que originaria a Comunidade Nossa Senhora Aparecida foi celebrada pelo padre Fridolino Donato Wiemes, em 1962.  A inauguração da primeira capela, construída em madeira, foi em 1964, época em que a comunidade contava em torno de trinta e cinco famílias. Em 27 de abril de 1975, ocorreu a festa com o lançamento da pedra fundamental da atual capela. A primeira missa foi celebrada pelos padres Elemar Scheid e João Heidemann, em 12 de outubro de 1975, passando a Paróquia em 11 de outubro de 2013. Em 2014 foi  inaugurada a torre quadrada e cercada de vidros, em frente à igreja.

No feriado do dia 12 de outubro é realizada uma grande festa, iniciada  com uma carreata, que parte da Igreja Matriz São Sebastião, no Centro, percorrendo o trajeto até o templo, na Ilha da Figueira, levando a imagem da Rainha e Padroeira do Brasil. Após a celebração da Santa Missa iniciam os festejos. Anualmente são atraídas cerca de 5 mil pessoas ao evento.
Todos os meses, no dia 12, uma Santa Missa devocional é celebrada em honra à Nossa Senhora Aparecida, às 19h30. Quando ocorre em um sábado, ou domingo, é às 19h.

Capela surge com  a mudança de patrono

A Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ribeirão Grande do Norte, foi edificada no início dos anos de 1960 através do esforço da comunidade local, que arregaçou as mangas para tal. A iniciativa teve à frente o padre Vicente Schmitz, à época pároco da Paróquia São José, de Corupá (SC).
A inauguração da Capela de alvenaria ocorreu em 1962, em substituição à antiga capela de madeira, dedicada ao Senhor Bom Jesus. Dessa forma, foi modificado o então patrono, Senhor Bom Jesus, para “Nossa Senhora Aparecida”, em honra à Padroeira do Brasil.

Em 2009, a Capela passou a fazer parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Nereu Ramos. E para celebrar a data em que é reverenciada a santa, todos os anos, no dia 12 de outubro, é celebrada liturgicamente Nossa Senhora Aparecida, a comunidade realiza sua . 
A festa inicia com uma carreata da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, quando a imagem da Rainha e Padroeira do Brasil segue até a Capela Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Grande do Norte, com a programação dos festejos.

Turismo Religioso

Desde 2018 foi criado o Grupo de Turismo Religioso de Jaraguá do Sul e lançado o Guia de Atrativos Religiosos, com 30 templos, católicos e luteranos elencados, por critérios de relevância histórica, arquitetônicaos e de manifestações de fé.  A iniciativa é da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Semdeicst).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Presidente da Avevi e vereadores participam de audiências em Brasília

A primeira aconteceu na manhã desta terça-feira (22) com o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga
Presidente da Avevi e vereadores participam de audiências em Brasília
Geral

Vereadores mirins da região participam de Sessão na Câmara dos Deputados em Brasília

Schützenfest

Ingressos para a 31ª Schützenfest poderão ser adquiridos pela internet

A medida visa trazer mais comodidade ao público e também reduzir as filas de acesso ao Parque de Eventos
Ingressos para a 31ª Schützenfest poderão ser adquiridos pela internet
Geral

Menina morre após cair do 18º andar de prédio em construção em Piçarras

A criança chegou a ser socorrida pela família, levada para o pronto atendimento, mas não resistiu aos ferimentos
Menina morre após cair do 18º andar de prédio em construção em Piçarras
Ver mais de Geral