Geral

Rússia vai pedir nova divisão do Ártico na ONU

07 Jul 2011 - 11h32

A Rússia afirmou que vai entregar um pedido formal à ONU (Organização das Nações Unidas) no próximo ano para resenhar o mapa do Ártico, ficando, assim, com uma fatia maior.


O plano vem após o anúncio, feito na semana passada, que a Rússia vai enviar tropas e armamentos à região para garantir seus interesses. O pedido entregue à ONU mudaria as fronteiras do Ártico e permitiria a exploração do território que é rico em petróleo.

Rússia, Noruega, Estados Unidos, Canadá e Dinamarca não concordam em como irão dividir a região rica em petróleo e que tem 30% da reservas mundiais de gás e que ainda não foram explorados, segundo uma pesquisa geológica americana.

A Rússia disse que vai gastar milhões de dólares em estudos para provar que o fundo do oceano - - rico em petróleo, gás natural e minérios -- é parte extensão da Eurásia.

O Canadá e a Dinamarca rejeitam a reivindicação russa. Eles afirmam que a formação geográfica é prolongamento natural do seu território.


A Convenção da ONU sobre o Direito do Mar (1982) diz que qualquer Estado costeiro pode reivindicar o prolongamento natural do seu território terrestre até uma distância de 200 milhas marítimas da margem e tem o direito de explorar os recursos naturais nessa zona.

Fonte: Folha SP

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta
Geral

Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos

Doações podem ser feitas nos pontos de vacinação contra a Covid-19
Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos
Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Ver mais de Geral