transito
Geral

Rússia suspende parte de exportações de frigoríficos catarinenses

02 Mai 2011 - 11h17

Alegando problemas sanitários, a Rússia suspendeu parte das exportações de três frigoríficos catarinenses da BRF Brasil Foods. Os produtores de suínos em Santa Catarina defendem que não existem motivos sanitários para o embargo russo e afirmam que a decisão foi causada por proteção de mercado. O assunto será discutido em uma reunião entre representantes dos Ministérios da Agricultura dos dois países marcada para terça-feira.

Especialistas acreditam que o embargo não deve durar muito tempo. O assunto deve ser resolvido em até 35 dias, na opinião do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Eroni Barbieri. O presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), Wolmir de Souza, lembrou que no segundo semestre os russos fazem estoque para atravessar o inverno, mais um motivo para solução rápida. Mas ele citou outra data limite: agosto deste ano.

Ambos concordam que o novo embargo russo não deverá ter um grande impacto aos negócios catarinenses, porque ele ocorre em um momento em que os produtores estão animados com a possibilidade de negócios com os Estados Unidos, Canadá e China. 

O presidente do INCS declara que é preciso esforço para firmar parcerias com estes países e diversificar a clientela. Desta maneira o Brasil deixaria de ser refém de um comprador tão poderoso como a Rússia, principal mercado de destino as exportações de carne suína do país e de SC. Para Souza, as parceria com outros mercados forçaria o governo russo a mudar o seu comportamento em relação às medidas restritivas, com o risco de perder o Estado como fornecedor.

Do volume total de exportações de carne suína pelo Brasil em 2010, 234 mil toneladas tiveram como destino a Rússia - 22,3 mil toneladas provenientes de frigoríficos catarinenses. O vice-presidente da Faesc explicou que o embargo é uma resposta do governo russo à pressão de produtores locais do país, mas afirma que o problema sempre é contornado. Ele disse que já perdeu a conta de quantas vezes essa situação aconteceu.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro Camargo Neto, disse que tem sido normal a suspensão de estabelecimentos que entram e saem da lista de empresas autorizadas a vender para a Rússia.

Após inspecionar as unidades da BRF Brasil Foods em Chapecó, Concórdia e Capinzal no início de abril, o governo russo anunciou que iria descredenciá-los no final do mês. A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) afirma que não há detalhes sobre as restrições.

- Não sabemos se estão retirando um estabelecimento como um todo, ou se estão retirando parte de produtos industrializados do estabelecimento. Isso é uma dúvida que precisa ser esclarecida rapidamente para dar maior tranquilidade - diz o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto.

O vice-presidente da Faesc reforçou que o problema será resolvido num curto espaço de tempo e sugeriu aos produtores manter os investimentos. Ainda assim, ele disse que existe o temor do cenário persistir e a carne suína destinada a exportação precisar ser colocada no mercado nacional. Se isso ocorrer, haveria aumento da oferta e a consequente queda dos preços.

O presidente do Instituto Nacional da Carne Suína não acredita nesta possibilidade. Sobre o embargo, ressaltou que os frigoríficos catarinenses estão entrando em mercados estrangeiros e contrariando interesses locais. Wolmir afirmou que é preciso estar preparado para reações.

Um exemplo, é o lobby de produtores russos para restringir a importação de cortes mais elaborados de origem brasileira. Eles aceitam a compra de carcaças de porcos para processamento por empresas daquele país. Desta maneira, entregariam ao mercado opções de maior valor agregado.

Fonte: Clic RBS

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral