Geral

Rio vai cancelar contratos com empresas suspeitas de pagar propina

19 Mar 2012 - 20h42

O governo do Rio determinou nesta segunda-feira que sejam cancelados os contratos com as empresas Toesa Service, Locanty Soluções, Bella Vista Refeições Industriais e Rufolo Serviços Técnicos e Construções. As empresas aparecem em uma denúncia feita ontem pelo "Fantástico", da TV Globo.


A reportagem mostrou a contratação de empresas para prestação de diversos tipos de serviços para um hospital infantil do Rio. Todas as flagradas negociavam abertamente o pagamento de propina.

A partir da reportagem, o governador Sérgio Cabral (PMDB) enviou uma nota em que afirma que determinou a todos os secretários que verifiquem se existem contratos em execução com as empresas citadas. "Todos os eventuais contratos de órgãos do Estado com essas empresas serão cancelados", diz em nota.

Cabral ainda afirma que a forma de continuidade dos serviços essenciais será decidida caso a caso.

LICITAÇÃO

Segundo a reportagem, o processo de licitação aconteceria em regime emergencial, com convite às empresas. Elas prestariam serviços de limpeza, alimentação, transporte, entre outros, e para ganharem a licitação pagavam percentual sobre o valor do contrato. "É a ética do mercado", afirmou a representante de uma das empresas flagradas.


Em uma das negociações, o representante de uma outra empresa disse que fornece esse tipo de serviço a outros órgãos públicos, como Polícia Civil, Guarda Municipal, zoológico, além de presídios. Um outra representante aponta ao menos mais quatro hospitais para os quais prestaria serviço.

Nesta segunda, a PF (Polícia Federal) e o Ministério Público informaram que vão investigar as denúncias de fraude em licitação para diversos serviços prestados em hospitais públicos do Rio de Janeiro.

FOLHA.COM

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Casa São José realiza pedágio virtual

Casa de apoio a pacientes e familiares completa 4 anos de atividades em abril
Casa São José realiza pedágio virtual
Educação

Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares

Essa tem sido uma bandeira levantada pela Secretaria de Educação de Jaraguá para que o sistema híbrido de ensino (uma semana presencial e uma semana digital) tenha sucesso
Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares
Geral

Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na terça-feira

Os trabalhos consistem no desligamento do transformador da ETA para fazer a troca da fiação de saída do transformador que alimenta toda a estação
Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na terça-feira
Geral

Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março

Desde o início da pandemia, o número de benefícios mensais concedidos se mantém acima da média de três mil. Em 2021, o valor investido é de quase R$ 1,4 milhão
Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março
Ver mais de Geral