dengue 2
Clima

Rio de Janeiro registra sensação térmica de 55 ºC

29 Dez 2015 - 11h52

 A avaliação foi feita pela meteorologista Marlene Leal. Ela informou que a marca foi anotada no meio da tarde, quando a temperatura no local era 38,1 ºC, quando a umidade relativa do ar estava em 59%. “Ela chegou até a 72%, mas o cálculo da sensação foi feito exatamente no horário em que a temperatura foi máxima”, esclareceu, acrescentando que no restante da cidade do Rio a sensação ficou em torno de 39 ºC e 40 ºC, com temperatura de 36,5 ºC.


A meteorologista do Inmet informou que nos últimos dias a região tem tido temperaturas mais elevadas, mas nesta segunda-feira com mudança do vento do mar em direção ao litoral, a temperatura caiu para 30 ºC no fim da tarde. “Aumentou a umidade e caiu a temperatura. Nesse horário a sensação térmica já não foi tão alta, mas no pico de temperatura, a umidade era  59%, então o cálculo deu 55 graus de sensação”, explicou.


De acordo com Marlene Leal, o cálculo da sensação térmica em períodos de calor é feito com base no nível da temperatura e da umidade relativa, enquanto no frio é a temperatura e o vento. “O vento faz baixar a temperatura, mas no calor quanto maior a umidade é maior o desconforto e tende a aumentar a sensação térmica. Se fosse 38º com umidade de 44% como estava de manhã esse valor não teria chegado a 55 graus”, disse.

Na avaliação da meteorologista, as previsões indicam a manutenção de temperaturas elevadas nos próximos dias, com pancadas de chuva durante a tarde. “A gente não está vendo, até o momento, condição de chuva intensa por enquanto. Pancadas de chuvas passageiras durante o período da tarde”, estimou.


O verão promete muito calor por influência do fenômeno climático El Niño. “Tudo indica que vamos ter um verão bem quente. A gente já teve novembro e dezembro com temperatura com 1 grau e meio, 1,7 acima do esperado, por influência do El Niño, que dá para a gente chuvas regulares e diferente do Sul, que tem muita chuva, e o Nordeste, sem chuva. É uma característica do El Niño”, informou.

Para a virada do ano, as previsões feitas até hoje indicam tempo nublado, com possibilidade de chuva à tarde. “Chuva de madrugada, a tarde e início da noite do dia 31 e a virada pode ser de tempo só nublado. Esta é a situação que estamos vendo no momento. Na semana passada estava dando tempo chuvoso na virada do ano. Hoje a situação já não é esta, na virada, que vai ter muito calor também até o fim de semana com 38 ºC ou 39 ºC”, revelou destacando que a previsão pode mudar nos próximos dias.

Fonte: Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Geral