transito
Política

Resumo do Jornal da Jaraguá

03 Fev 2017 - 15h16
ACESSIBILIDADE

A lei que estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de banheiros químicos adaptados à pessoa com deficiência nos eventos públicos em Santa Catarina foi regulamentada por decreto do governador Raimundo Colombo.

A medida prevê que deverão ser disponibilizados banheiros químicos adaptados em todos os eventos públicos em que houver a instalação de banheiros químicos tradicionais. O uso do banheiro adaptado será exclusivo do deficiente e acompanhante.

 

 

FEMUSC

Na reta final de suas apresentações o FEMUSC 2017 apresentou ontem, como principal atração na série Grandes Concertos, o Concerto de Gala, onde além da programação musical com autorias de grandes compositores, o encontro contou com a participação dos principais patrocinadores do evento.  O presidente do Instituto FEMUSC, Ilton José da Veiga Faria destacaou a importância da parceria

Para o diretor do FEMUSC, Fenísio Pires Junior, o festival é considerado completo por ser escola e ao mesmo conserto, gerando uma agenda de trabalho para alunos e professores que vem alcançando índices positivos de melhoria e qualidade, aprofundando cada vez mais no social e educacional que o evento proporciona

O presidente da SCAR, Udo Wagner, ressalta que o FEMUSC hoje tem repercussão internacional adequado às necessidades locais. Diante desse sucesso todo, a próxima edição do festival já está confirmada

 

ISENÇÃO

Moradores de Massaranduba que possuem terreno agrícola, podem solicitar a isenção do IPTU - Exercício 2017, até o dia 10/03/2017. É importante ressaltar que o terreno se torna isento do imposto, mas as taxas (limpeza pública, COSIP e de serviços administrativos) permanecem sendo cobradas.

Para que a isenção seja realizada, o contribuinte deve apresentar documentos que irão para análise. As isenções que forem deferidas,  tem validade de três (03) anos. Mais informações no setor de tributação da prefeitura

 

MUTIRÃO

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá informa que na próxima segunda-feira (6), a partir das 7h30, será feito serviço de limpeza geral nas ruas José Theodoro Ribeiro (bairro Ilha da Figueira), Carlos Eggert (Vila Lalau) e Avenida Prefeito Waldemar Grubba (com início no Portal, no Centenário)

Os trabalhos poderão prosseguir por mais dias até sua conclusão. Para a execução do serviço, essas ruas não ficarão interditadas, porém, a ação deve influenciar no fluxo do trânsito. Por esse motivo a Secretaria de Obras solicita aos motoristas atenção redobrada ao trafegarem por essas vias durante os trabalhos. Haverá placas de sinalização. No caso de chuva intensa, o serviço será suspenso.

 

DESCONTENTE

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (PMDB), tem se utilizado cada vez mais das redes sociais para mandar mensagens à comunidade. Em postagem na tarde de ontem, falando diretamente aos funcionários públicos, disse estar preocupado com o ambiente de trabalho na prefeitura, que segundo ele está muito ruim.

Sem detalhar o que precisa melhorar, pediu a colaboração de todos para mudar o clima nos muitos setores da prefeitura e transformar essa imagem, que segundo Lunelli é negativa. Enfatizando que o ambiente de trabalho deve ser a extensão da casa de cada um.

 

 LEGISLATIVO

Na primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Jaraguá, não houve projetos votados. Foram 45 indicações, dois requerimentos, três moções e quatro pedidos de informação. A maioria dos pedidos é por pavimentação, melhorias no trânsito e academias ao ar livre e parques. Também foram eleitos os integrantes das comissões permanentes.

Durante o uso da palavra na sessão da Câmara de ontem, o vereador Celestino Klinkoski, destacou o Projeto Legal, que visa agilizar a abertura de empresas na cidade, mas criticou a demora na revisão do Plano Diretor.  Ele também cobrou a pavimentação asfáltica o mais rápido possível daquelas ruas que já tem verba carimbada para a execução do serviço.

Os vereadores de Jaraguá do Sul discutiram na sessão desta quinta-feira questões relacionadas à emissão de alvará residencial na cidade. Arlindo Rincos disse que conversou com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Ivaldo Kucskowski, e ficou satisfeito com o retorno. Segundo o vereador, a secretaria, junto a outros órgãos da Prefeitura, está trabalhando em uma ação para dar celeridade aos alvarás em espera no Executivo.

Segundo Ademar Winter, há moradores esperando a liberação de alvará para sua residência desde 2011.

O vereador Jackson de Ávila afirmou que há aproximadamente 600 alvarás para serem liberados pela Prefeitura. Os parlamentares estão em consenso que a demora nas liberações desses alvarás, além de prejudicar a população, são ruins para o município que deixa de arrecadar com IPTU e outros tributos

 

MUDANÇAS

O prefeito Osvaldo Jurck nomeou esta semana como diretor da Águas de Schroeder Valvenir Doege, servidor de carreira com conhecimento na área de saneamento.

Outra mudança na equipe de trabalho foi posse do ex-vereador Nélson Zoz como diretor de Obras da Prefeitura.

 

PELO BRASIL

 

Temer defende aprovação de reformas para país superar 'maior crise da história'

Presidente enviou mensagem ao Congresso Nacional pela abertura dos trabalhos legislativos; no documento, ele destacou 'harmonia' entre poderes e afirmou que Brasil 'tem rumo'.

 

Planalto anuncia nomeação de Imbassahy e novo Ministério dos Direitos Humanos

Deputado do PSDB assumirá Secretaria de Governo, pasta da articulação política. Alvo da Lava Jato, Moreira Franco vai para a recriada Secretaria Geral da Presidência e ganha status de ministro.

 

Alvo da Lava Jato, Jucá apresenta projeto que tira sigilo de investigações

Senador e presidente do PMDB é alvo de inquéritos no STF relacionados ao escândalo de corrupção na Petrobras; para ele, sigilo favorece 'vazamentos seletivos'.

 

A previsão da tríplice epidemia se confirmou. Boletim divulgado nesta quinta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde mostra que em 2016 o País conviveu com epidemias simultâneas: dengue, chikungunya e zika. Ao todo, foram 2,175 milhões de casos de infecções, com 846 mortes.

 

Febre amarela: divulgado novo balanço

80% das vítimas são homens entre 31 e 60 anos de idade. Os casos se concentram em Minas Gerais e Espírito Santo. Até agora foram mais de 50 mortes confirmadas.

 

Contatos com o Departamento de Jornalismo da Rádio Jaraguá:

Email: jornalismo@jaraguaam.com.br

Whatsapp: 98465-0103

Telefone: 3371-1212

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral