dengue
Geral

Ressaca do mar destrói rancho, atinge ruas e provoca naufrágio em Santa Catarina

30 Mai 2011 - 11h14

Uma forte ressaca do mar no fim de semana provocou estragos no litoral catarinense. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, imóveis à beira-mar foram atingidos, embarcações naufragaram  e parte de um rancho desabou sobre um pescador. As áreas mais afetadas foram as praias de Cima, Ponta do Papagaio e Sonho. No Norte, o mar invadiu ruas e provocou erosão em regiões perto dos balneários. No Sul, um surfista estaria desaparecido.

Por volta de 1h deste domingo, a maré atingiu um rancho na Praia de Cima e parte da estrutura caiu sobre o pescador Manoel Matos, de 45 anos. O homem só conseguiu sair de baixo dos destroços com ajuda de populares e técnicos da Defesa Civil municipal que estavam pela praia. Ele sofreu apenas ferimentos leves.

Na Ponta do Papagaio, uma embarcação de 11 metros, que estava atracada perto da praia, não resistiu à força das ondas e naufragou às 8h de domingo. Segundo a Defesa Civil de Palhoça, na Praia do Sonho, a maré  invadiu ruas e destruiu muros e cercas de casas.

No litoral Norte, ocorreram registros de estragos em Barra Velha. No Centro da cidade, o mar alagou a Avenida Armando Petrelli em vários pontos entre a praia e a Lagoa do Encanto.

Em Laguna, no Sul do Estado, um surfista estaria desaparecido desde a manhã de sábado na Praia do Gi. Mas, segundo o Corpo de Bombeiros, essa informação ainda não está confirmada porque ninguém apareceu para registrar o desaparecimento. Mesmo assim, os bombeiros fizeram buscas na praia, neste domingo.


Previsão para os próximo dias

A ressaca no litoral catarinense foi provocada devido à atuação de um ciclone extratropical no oceano. O fenômeno provocou ventos fortes, consequentemente impactando no tamanho das ondas, que atingiram alturas entre 5 e 6 metros.

A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas, alerta a permanência de mar agitado pelo menos até terça-feira. Por isso, continua o aviso para evitar a navegação durante o período.

Fonte: Clic RBS

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC

Frente fria se aproxima entre esta terça e quarta-feira
Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Geral

Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 

O sepultamento ocorre nesta terça-feira (23) no cemitério municipal de Guaramirim
Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 
Ver mais de Geral