Sessão Câmara

Responsável pelo setor de identidades afirma que sem ajuda do município o problema não tem solução

01 Mar 2013 - 19h32



Mais uma vez a sessão na Câmara de Vereadores foi acalorada nesta quinta-feira. Começou com a votação do projeto de número cinco que nomeia a estrada geral do bairro ribeirão grande do norte, a então JGS 331, que passa a se chamar, Quirino Lunelli. Mais uma vez a proposição da vereadora Natália Lúcia Petry foi acatada por unanimidade. O plenário estava lotado, parte dos ocupantes das cadeiras, favoráveis ao projeto, outra parte igualmente significativa, contrária a essa denominação. Alguns moradores que preencheram um abaixo assinado querem o nome da rua como sendo Parteira dona Bela, em homenagem a senhora Izabela Nascimento Camilo, que segundo relatos, ajudou no nascimento de várias pessoas daquela comunidade. Os descontentes com a aprovação da matéria prometem contestar na justiça essa nomeação. Não está descartada uma manifestação em forma de protesto. Essa briga é de longa data, há pelo menos três anos está em discussão o nome da estrada geral JGS 331. Para o advogado da câmara Leonel Floriani, o ideia seria nomear uma rua lateral ou uma futura edificação no bairro com o nome da Parteira Dona Bella.

[jwplayer mediaid="64032"]

Para o presidente da Associação de Moradores de Ribeirão Grande do Norte, Marildo Martins Correia, destaca que a votação não foi o que a comunidade esperava.

[jwplayer mediaid="64026"]

Mas as discussões não acabaram por ai. Foram convidados o delegado Uriel ribeiro e o responsável pelo setor de identidades, Gilson Ratek, para prestarem esclarecimentos sobre a situação do setor, assim resumido pelo responsável Gilson Ratek.

[jwplayer mediaid="64028"]

A solução é mesmo a contratação de estagiários pois a vinda de concursados do governo não deve acontecer por um bom período, destaca Gilson Ratek:

[jwplayer mediaid="64030"]

Natália Lúcia Petry disse que vai sugerir, através de indicação que apresentará na câmara, que a SDR ceda funcionários para trabalhar no setor de identidades. Segundo ela, é maneira de o estado resolver um problema que é da responsabilidade do próprio estado.

Outra questão polêmica debatida na noite de ontem foi quanto ao mandado de segurança que o vereador Jair Pedri, PSDB, ingressou na justiça pedindo a anulação da sessão que definiu os componentes das comissões. Ele questiona a proporcionalidade na composição das comissões permanentes. Uma manobra de última hora, tentou evitar um desgaste ainda maior. O vereador Amarildo Sarti PV renunciou a função de membro da comissão de Finanças e Orçamento, para ceder o lugar ao Vereador Jair Pedri, que não aceitou. Na tribuna, Arlindo Rincos do PP disse lamentar a postura do vereador.

[jwplayer mediaid="64034"]

Jair Pedri rebateu as argumentações dizendo que no dia da votação das comissões havia uma folha que foi entregue a todos os vereadores com a composição das comissões previamente definidas e o nome dele Jair Pedri não constava da relação. Disse que não questionou naquele momento para não constranger o prefeito Dieter Janssem que estava na naquela sessão.

[jwplayer mediaid="64036"]

O presidente da câmara José Ozorio de Ávila disse que os procedimentos que definiram os integrantes das comissões está correto segundo o regimento interno da casa.

JOTHA SANTOS / SÉRGIO LUIZ

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

DENÚNCIA: Pneus são encontrados em rio na Tifa Martins

DENÚNCIA: Pneus são encontrados em rio na Tifa Martins
Geral

Lançado edital para compra de uniformes para a rede municipal de Jaraguá

O investimento está previsto em cerca de R$ 2,5 milhões
Jaraguá do Sul

Livro que conta a história dos negros de Jaraguá do Sul será lançado neste mês

A publicação reúne informações sobre os costumes, a cultura e a contribuição dada por esta parcela da população
Livro que conta a história dos negros de Jaraguá do Sul será lançado neste mês
Geral

Rede Feminina de Jaraguá apresenta os números do Outubro Rosa

Neste ano, durante a campanha, o montante arrecadado foi de R$ 148.155,53
Rede Feminina de Jaraguá apresenta os números do Outubro Rosa
Ver mais de Geral