Camara guaramirim
Sessão Câmara

Responsável pelo setor de identidades afirma que sem ajuda do município o problema não tem solução

01 Mar 2013 - 19h32



Mais uma vez a sessão na Câmara de Vereadores foi acalorada nesta quinta-feira. Começou com a votação do projeto de número cinco que nomeia a estrada geral do bairro ribeirão grande do norte, a então JGS 331, que passa a se chamar, Quirino Lunelli. Mais uma vez a proposição da vereadora Natália Lúcia Petry foi acatada por unanimidade. O plenário estava lotado, parte dos ocupantes das cadeiras, favoráveis ao projeto, outra parte igualmente significativa, contrária a essa denominação. Alguns moradores que preencheram um abaixo assinado querem o nome da rua como sendo Parteira dona Bela, em homenagem a senhora Izabela Nascimento Camilo, que segundo relatos, ajudou no nascimento de várias pessoas daquela comunidade. Os descontentes com a aprovação da matéria prometem contestar na justiça essa nomeação. Não está descartada uma manifestação em forma de protesto. Essa briga é de longa data, há pelo menos três anos está em discussão o nome da estrada geral JGS 331. Para o advogado da câmara Leonel Floriani, o ideia seria nomear uma rua lateral ou uma futura edificação no bairro com o nome da Parteira Dona Bella.

[jwplayer mediaid="64032"]

Para o presidente da Associação de Moradores de Ribeirão Grande do Norte, Marildo Martins Correia, destaca que a votação não foi o que a comunidade esperava.

[jwplayer mediaid="64026"]

Mas as discussões não acabaram por ai. Foram convidados o delegado Uriel ribeiro e o responsável pelo setor de identidades, Gilson Ratek, para prestarem esclarecimentos sobre a situação do setor, assim resumido pelo responsável Gilson Ratek.

[jwplayer mediaid="64028"]

A solução é mesmo a contratação de estagiários pois a vinda de concursados do governo não deve acontecer por um bom período, destaca Gilson Ratek:

[jwplayer mediaid="64030"]

Natália Lúcia Petry disse que vai sugerir, através de indicação que apresentará na câmara, que a SDR ceda funcionários para trabalhar no setor de identidades. Segundo ela, é maneira de o estado resolver um problema que é da responsabilidade do próprio estado.

Outra questão polêmica debatida na noite de ontem foi quanto ao mandado de segurança que o vereador Jair Pedri, PSDB, ingressou na justiça pedindo a anulação da sessão que definiu os componentes das comissões. Ele questiona a proporcionalidade na composição das comissões permanentes. Uma manobra de última hora, tentou evitar um desgaste ainda maior. O vereador Amarildo Sarti PV renunciou a função de membro da comissão de Finanças e Orçamento, para ceder o lugar ao Vereador Jair Pedri, que não aceitou. Na tribuna, Arlindo Rincos do PP disse lamentar a postura do vereador.

[jwplayer mediaid="64034"]

Jair Pedri rebateu as argumentações dizendo que no dia da votação das comissões havia uma folha que foi entregue a todos os vereadores com a composição das comissões previamente definidas e o nome dele Jair Pedri não constava da relação. Disse que não questionou naquele momento para não constranger o prefeito Dieter Janssem que estava na naquela sessão.

[jwplayer mediaid="64036"]

O presidente da câmara José Ozorio de Ávila disse que os procedimentos que definiram os integrantes das comissões está correto segundo o regimento interno da casa.

JOTHA SANTOS / SÉRGIO LUIZ

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas
 Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Geral

Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)

Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Geral

Polícia Civil prende servidores da saúde de Schroeder por fraude em ponto eletrônico

Prefeitura de Schroeder afirmou que participou e colaborou com as autoridades durante toda a análise do caso
Polícia Civil prende servidores da saúde de Schroeder por fraude em ponto eletrônico
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral