vacina
Dengue

Registrado o 8º foco de dengue em Jaraguá do Sul

23 Jun 2011 - 11h27

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul confirmou, no início deste mês, mais um foco do mosquito da dengue. As larvas do Aedes aegypti estavam em uma armadilha (pneu cortado ao meio), instalada no bairro Amizade, e monitorada semanalmente pelo Programa Municipal de Controle de Zoonoses. Apenas neste ano, o município já registrou oito focos do mosquito, três no Centro, três no bairro Água Verde e os dois últimos no bairro Amizade.


Os agentes de endemias estão visitando as residências e comércios do bairro Amizade para verificar possíveis novos focos da dengue e orientar os munícipes quanto à doença. "É importante que toda a comunidade se mobilize para eliminar os focos de água parada. Solicitamos que todos verifiquem em suas residências os locais que podem acumular água. Caso os focos de água parada estejam em locais como terrenos baldios, por exemplo, os munícipes podem ligar para a ouvidoria da prefeitura, através do telefone 0800-642-0156, e registrar uma denúncia", esclarece o secretário da Saúde, Francisco Garcia.

Neste ano, cinco casos da doença foram confirmados, todos importados de outros estados. Até o momento, nenhuma morte por dengue foi registrada em Jaraguá do Sul. Em 2010 foram registrados nove focos e cinco casos da doença, todos também importados de outros estados. "Em muitos estados a dengue está fora de controle, por isso, a vinda de pessoas infectadas com dengue de outros locais é inevitável. É importante destacar que não existe vacina contra dengue, por isso a eliminação dos focos de água parada é a principal forma de prevenção", destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Walter Clavera.

Principais sintomas da dengue

Febre alta (entre 39º e 40º);

Dor de cabeça; Dores nas articulações; Falta de apetite; Fraqueza; Vômitos; Manchas na pele (podendo haver coceira); Náusea e diarréia.

Saiba como se proteger contra a dengue

Evite os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral