dengue
Treinamento

Região sediará o primeiro encontro sul brasileiro de grupos voluntários de busca e salvamento

18 Out 2012 - 18h00

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2012 o Parque Natural Braço Esquerdo, localizado no município de São Bento do Sul com acesso pelo bairro Ano  Bom em Corupá, será sede para o primeiro Encontro Sul Brasileiro de Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.


GVBS é a sigla que identifica o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, que como diz o nome é um grupo  formado por voluntários que tem como principal objetivo responder às emergências que envolvam busca e salvamento, além de realizar trabalho preventivo em áreas que ofereçam atividades de Turismo de Aventura. Muitos destes grupos contribuem ativamente na preservação ambiental, mapeamento e manejo de trilhas, além de contribuir com a sinalização de áreas como parques nacionais e estaduais e unidades de conservação.

Os GVBS são parte integrante do projeto Aventura Segura do Ministério do Turismo, que visa propiciar segurança e tranquilidade aos turistas e aos praticantes de esportes de aventura, incentivando a formação de grupos organizados de voluntários, os quais são formados por pessoas normalmente ligadas a prática de esportes de aventura e orientados e capacitados pelos Corpos de Bombeiros e demais profissionais da área de emergência.

O encontro tem como principal objetivo reunir os diversos grupos já criados no sul do Brasil e nos demais Estados brasileiros para que possa existir integração, troca de experiências e principalmente a discussão para padronização de técnicas e procedimentos utilizados. O evento contará com palestras que serão ministradas por montanhistas experientes, representantes da defesa civil, Corpo de Bombeiros de SC e da Polícia Militar de SC.


A iniciativa do encontro partiu dos grupos voluntários GERAR (SC) e COSMO (PR), contou com o patrocínio das empresas SOS Sul (Curitiba/PR), Climb Clean (Curitiba/PR), Altiseg  (Curitiba/PR), Conquista  (Curitiba/PR) e Stonehenge (Porto Alegre/RS).

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do site www.encontrogvbs.com.br, onde poderão ser encontradas mais informações sobre o encontro.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral