Imobiliária Coralli
Treinamento

Região sediará o primeiro encontro sul brasileiro de grupos voluntários de busca e salvamento

18 Out 2012 - 18h00

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2012 o Parque Natural Braço Esquerdo, localizado no município de São Bento do Sul com acesso pelo bairro Ano  Bom em Corupá, será sede para o primeiro Encontro Sul Brasileiro de Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.

Imobiliária Coralli


GVBS é a sigla que identifica o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, que como diz o nome é um grupo  formado por voluntários que tem como principal objetivo responder às emergências que envolvam busca e salvamento, além de realizar trabalho preventivo em áreas que ofereçam atividades de Turismo de Aventura. Muitos destes grupos contribuem ativamente na preservação ambiental, mapeamento e manejo de trilhas, além de contribuir com a sinalização de áreas como parques nacionais e estaduais e unidades de conservação.

Os GVBS são parte integrante do projeto Aventura Segura do Ministério do Turismo, que visa propiciar segurança e tranquilidade aos turistas e aos praticantes de esportes de aventura, incentivando a formação de grupos organizados de voluntários, os quais são formados por pessoas normalmente ligadas a prática de esportes de aventura e orientados e capacitados pelos Corpos de Bombeiros e demais profissionais da área de emergência.

O encontro tem como principal objetivo reunir os diversos grupos já criados no sul do Brasil e nos demais Estados brasileiros para que possa existir integração, troca de experiências e principalmente a discussão para padronização de técnicas e procedimentos utilizados. O evento contará com palestras que serão ministradas por montanhistas experientes, representantes da defesa civil, Corpo de Bombeiros de SC e da Polícia Militar de SC.


A iniciativa do encontro partiu dos grupos voluntários GERAR (SC) e COSMO (PR), contou com o patrocínio das empresas SOS Sul (Curitiba/PR), Climb Clean (Curitiba/PR), Altiseg  (Curitiba/PR), Conquista  (Curitiba/PR) e Stonehenge (Porto Alegre/RS).

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do site www.encontrogvbs.com.br, onde poderão ser encontradas mais informações sobre o encontro.

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Testes para covid em assintomáticos estão sendo feitos nos bairros de Jaraguá do Sul

Os testes devem ser realizados também nesta quinta e sexta-feira e, se necessário, também na próxima semana
Testes para covid em assintomáticos estão sendo feitos nos bairros de Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul

Jaraguá registra 21º óbito em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas, 21 novos casos foram registrados, e também 46 novos recuperados
Jaraguá registra 21º óbito em decorrência do coronavírus
Saúde

Taxa de transmissão da covid-19 no Brasil cai para 1,01, diz estudo

O estudo britânico mostra queda com relação à semana anterior
Taxa de transmissão da covid-19 no Brasil cai para 1,01, diz estudo
Saúde

Vereador comemora instalação da Unidade de Apoio ao Hospital São José

De início, a estrutura será voltada ao atendimento de pacientes com suspeitas de Covid
Vereador comemora instalação da Unidade de Apoio ao Hospital São José
Ver mais de Geral