GNet
Epagri/Ciram

Região produz banana mais doce do Brasil

27 Set 2016 - 12h41
Região produz banana mais doce do Brasil  -

 Com o slogan “Banana de Corupá: doce por natureza”, a fruta se tornou patrimônio regional e ganhou destaque nacional e internacional.

O grande diferencial da banana produzida na região é o sabor da fruta, que é mais doce do que as demais, além da cultura e o modo de produção dos bananicultores. O sabor se deve à combinação de clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a banana acaba acumulando mais minerais e açúcares e é esse o segredo da banana região de Corupá.


Com a Indicação Geográfica, toda banana produzida na região terá um selo de origem, que dará aos consumidores a garantia da qualidade diferenciada da fruta e aos produtores uma vantagem competitiva na busca por mercados. O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que a banana da região de Corupá sempre teve um sabor diferenciado, porém a certificação materializa essa vantagem e torna um atributo comercial.

“A Indicação Geográfica é um selo que valoriza a banana produzida na região de Corupá e incentiva os produtores a melhorarem cada vez mais já que terão acesso preferencial ao mercado nacional e a exportação. Sem dúvida este é um impulso para o desenvolvimento da bananicultura de Santa Catarina”, ressalta Spies.

Para que o bananicultor possa utilizar o selo de IG ele deverá estar vinculado a uma associação de produtores, com um corpo técnico que possa garantir a qualidade da fruta e se ela se enquadra nos requisitos necessários. De acordo a Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco), para que os consumidores saibam a origem da fruta e como ela foi produzida, haverá a rastreabilidade da banana da região.

Corupá é o maior produtor de banana do Estado, com 155 mil toneladas por ano, envolvendo 600 famílias. Cerca de 10% da produção é exportada para Argentina e Uruguai. Em 2014, Santa Catarina produziu 710 mil toneladas da fruta, se tornando o quarto maior produtor nacional de banana.

Processo de Certificação

O processo para Certificação foi baseado em dossiês técnicos e científicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estudos aprofundados sobre as condições naturais da região e as características da banana produzida nos municípios de Schroeder, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Com o resultado em mãos, os produtores acionaram o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para obter o selo de Identificação Geográfica.


A Secretaria da Agricultura e da Pesca foi responsável por analisar os documentos e reconhecer oficialmente a delimitação geográfica da região formada por Corupá, Jaraguá do Sul e Schoroeder como a “Região da Banana de Corupá”.

O registro de Indicação Geográfica da Região da Banana de Corupá é um trabalho conjunto entre a Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco), Associação dos Bananicultores de Schoroeder (ABS), Associação dos Bananicultores de Jaraguá do Sul (Abajas) e Associação De Produtores Rurais De São Bento Do Sul (Aprosul)

GNet

Matérias Relacionadas

Política

Aberto processo de licitação da duplicação da SC 108

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou o ato: "é uma grande notícia para região". Cerca de 15 mil veículos trafegam diariamente pelo local
Aberto processo de licitação da duplicação da SC 108
Esportes

Atletas de taekwondo de Jaraguá / são destaques em evento nacional

Alguns deles, participaram ao vivo do Arena dos Esportes na Rádio Jaraguá
Atletas de taekwondo de Jaraguá / são destaques em evento nacional
Geral

Condor apresenta o espetáculo Natal Mágico com ingressos gratuitos

Realizado pelo Instituto Joanir Zonta em parceria com a Companhia Regina Vogue, o Auto de Natal traz uma reflexão sobre amor, esperança e empatia para toda a família
Condor apresenta o espetáculo Natal Mágico com ingressos gratuitos
Economia

Grupo Koch abre novos postos de trabalho em Jaraguá

Há vagas para diversas funções
Grupo Koch abre novos postos de trabalho em Jaraguá
Ver mais de Geral