dengue
Geral

Região ganha duas novas estações meteorológicas e amplia rede de cobertura

30 Nov 2012 - 11h30

Será nesta sexta-feira (30), às 19h, na localidade de Ribeirão da Lagoa, em Massaranduba, a inauguração da estação agrometeorológica da Epagri/Ciram. O equipamento está instalado na sede da Associação dos Produtores de Banana de Massaranduba e já está em funcionamento. A estação integra uma rede de monitoramento da qual fazem parte recentemente os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá e Garuva. Outras duas estações devem entrar em funcionamento em 2013: a de Schroeder e a de Guaramirim. Já a estação agrometeorologica de Corupá será inaugurada no dia 6 de dezembro. Ela tem as mesmas funções do equipamento instado em Massaranduba e encontra-se instalado na propriedade  de Heinz Siewert,  na Estrada do Garrafão. A inauguração contará com a presença de técnicos e autoridades, com início às 10h30. O engenheiro agrônomo da Epagri de Corupá, George Livramento, explica que entre as funções da estação está de auxiliar na cultura da banana e melhor controle de doenças como Sigatoka Negra.

[jwplayer mediaid="67237"]

De acordo com o engenheiro agrônomo, o sistema permite informar ao produtor de bananas sobre o melhor momento de pulverizar o bananal, evitando o desperdício de insumos. Com isso, diminui o número de pulverizações anuais e se pode aumentar a eficácia deste trabalho. Sobre a Sigatoka Negra, que acabou com lavouras há cerca de oito anos em algumas regiões do Brasil, Livramento diz que ela está sob controle na região, apesar de ter agido com mais intensidade neste ano.

[jwplayer mediaid="67235"]

Para finalizar, o agrônomo da Epagri de Corupá informa porque foi escolhida a propriedade de Heinz Siewert para instalar o equipamento.

[jwplayer mediaid="67239"]

(ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral