GNet
Cirurgias

Região Carbonífera registra aumento de 130% no número de cirurgias eletivas

21 Out 2015 - 17h19

O novo Plano de Reorganização das Cirurgias Eletivas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantado em Maio desse ano, já começa a mostrar bons resultados na Região Carbonífera, no Sul do Estado. A região comemora o aumento do número de procedimentos, com 2.772 cirurgias em diversas especialidades realizadas até o mês de Outubro. Isso representa um incremento de 130% quando comparado ao mesmo período de 2014, com o registro de 1.180 cirurgias.


Ivanete Calisto, residente em Balneário Rincão, foi uma das beneficiadas com este plano.  A comerciante aguardava há três anos por uma cirurgia na bexiga. No início do mês de setembro, ela foi chamada para realizar o procedimento. “Da marcação da cirurgia para a realização do procedimento foi rápido. Estou me recuperando muito bem”, destaca Ivanete.

Atualmente, os pacientes esperam em média 10 dias para realizar um procedimento cirúrgico. “O que foi feito na região foi uma organização de cirurgias. Usamos a ferramenta de gestão de forma muito técnica, estabelecendo fluxos predeterminados, como seriam os encaminhamentos e quais os tipos de cirurgias que cada hospital faria”, explica a gerente Regional de Saúde da SDR de Criciúma, Lisiane Tuon.

As cirurgias de ortopedia, clínica geral, oftalmologia, angiologia, otorrino, proctologia, ginecologia e urologia estão sendo realizadas conforme a vocação de cada unidade hospitalar. Sete hospitais da região estão envolvidos no processo. São eles: São José (Criciúma), São Donato (Içara), São Marcos (Nova Veneza),  Nossa Senhora da Conceição (Urussanga),  São Roque (Morro da Fumaça),  Santa Otília (Orleans) e São Judas Tadeu (Meleiro).


Os hospitais na Região da Amrec somam 600 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que ainda podem ser explorados. O plano de reorganização começou a ser estudado em março, e entrou em operação efetivamente em maio deste ano. O objetivo é distribuir as cirurgias de média complexidade em seis hospitais do Sul, aumentando a sua produtividade, taxa de ocupação e, automaticamente, diminuindo as filas das cirurgias eletivas que se concentravam no Hospital São José, em Criciúma.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, o objetivo do Estado é zerar as filas de cirurgia da Região Sul até o final de 2015. “A ideia é usar essa experiência em outras regiões do Estado no sentido de poder ampliar e fortalecer os mutirões de cirurgias, trabalhando em parceria com os municípios para acabar com as filas em toda Santa Catarina”, destaca  Kleinübing.

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs

No dia 10 de fevereiro haverá a divulgação da lista e posterior chamada das crianças para as vagas 2022
Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs
Economia

95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais

Dados são do Setor de Posturas da Prefeitura. Novo decreto deve regulamentar a atividade no município.
95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais
Política

Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira

Vicente Caropreso se reuniu com governador na terça-feira (26) para tratar da assinatura da ordem de serviço e de outras pautas da região
Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira
Esportes

Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado

A concentração para o pedal está marcada para às 8h30, com saída às 9h
Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado
Ver mais de Geral