transito
Geral

Reforma no colegiado de Raimundo Colombo começa a ser desenhada

07 Fev 2012 - 21h45

O troca-troca no colegiado do governo estadual começa a ganhar um desenho definido. Uma mudança já foi concretizada - do secretário Derly Anunciação na Casa Civil - e alterações em outras seis pastas devem se confirmar nas próximas semanas.

Na Casa Civil, o governador Raimundo Colombo (PSD) vai passar ao novo secretário uma missão de acompanhar as obras do governo do Estado. De acordo com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), Derly foi chamado por causa de seu perfil:

- Ele é pragmático e objetivo. Derly terá um papel muito importante, teremos um governo mais ágil.

Nessa condição, o foco da pasta seria mais administrativo que político, diferentemente do que ocorre hoje. O trabalho de articulação do governo seria realizado pelo secretário Gelson Sorgato (Articulação Estadual). Mas para o líder do governo na Assembleia, deputado Elizeu Mattos (PMDB), que é o responsável no Legislativo pelos contatos com o Executivo, é importante que a Casa Civil mantenha a ponte com os parlamentares. 

- Mesmo que seja mínima, precisamos de participação da Casa Civil. A Articulação Estadual é uma secretaria com pouca estrutura para responder as informações rápidas que a gente precisa. Mas não vejo dificuldade. O Derly é bem articulado e preparado.

Além da mudança de função de Derly, nomes indicados pelo PMDB nas secretaria de Saúde e Articulação Nacional também serão trocados. Acélio Casagrande (Articulação Nacional) foi convidado por Colombo para ser secretário adjunto na Saúde e seu lugar deve ser ocupado pela ex-deputado João Matos. Acélio disse que ainda precisa conversar mais uma vez com o governador para acertar os detalhes. Matos disse que ainda não recebeu o convite oficial, mas conversou com o vice-governador e seu nome está à disposição.

Na cota de indicações do PSDB, é certo que dois secretários deixarão a equipe do governo. O que ainda está indefinido são as substituições e a forma como o partido será compensado pela saída dos dois nomes. Marco Tebaldi (Educação) e Serafim Venzon (Assistência Social, Trabalho e Habitação) devem desembarcar do governo nas próximas semanas. Uma das aspirações dos tucanos com o troca-troca é ficar com a pasta de Turismo, Cultura e Esporte, que está sendo desocupada por Cesar Souza Junior, que vai disputar a eleição municipal de Florianópolis. O nome do PSDB para a secretaria também não está confirmado. Na noite de segunda-feira, as principais lideranças tucanas do Estado se reuniram para discutir os rumos do partido. A relação com o governo do Estado também entrou na pauta.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral