dengue
Inspeção

Redes de esgoto sanitário serão monitoradas por vídeo

04 Jul 2011 - 12h06

O Samae de Jaraguá do Sul recebeu nesta semana equipamento para vídeo inspeção das redes coletoras de esgoto sanitário do município, que hoje somam mais de 300 quilômetros de extensão. Com a vídeo inspeção, os problemas ou irregularidades serão mais facilmente identificados, como ligações clandestinas ou com água de chuva, ausência de caixa de gordura, tubulações rompidas ou entupidas e anormalidades que prejudiquem a coleta e tratamento de esgoto.  Através de um carretel, a inspeção pode se estender em até 120 metros da rede coletora de esgoto, permitindo inspecionar grandes trechos em um curto período de tempo. O equipamento começará a ser utilizado ainda no mês de julho, após treinamento da equipe.


Uma grande vantagem da vídeo inspeção é a precisão na localização de entupimentos ou rompimentos. Com o local exato do problema, a equipe técnica do Samae realiza o reparo com maior rapidez, economizando mão de obra e materiais para a recomposição da via pública, além de amenizar transtornos para a população. Segundo o assessor de Projetos e Obras do Samae, engenheiro civil Fábio Benz, a tecnologia também será aplicada na geração de um arquivo digital do estado das redes, através da gravação de vídeos durante as inspeções, usando o software e memória própria do equipamento. "Isso vai auxiliar a atualização do cadastro das redes de esgoto", explica Benz.

As irregularidades verificadas nas inspeções, como o lançamento de água da chuva, ligações clandestinas e ausência de caixa de gordura, geram multas aos infratores. A população deve colaborar respeitando as orientações do Samae e não jogando lixo nas redes de esgoto sanitário, que deve receber somente a água que foi utilizada nas residências. Assim a coleta e tratamento de esgoto sanitário se mantêm em bom funcionando e o meio ambiente é respeitado.

Matérias Relacionadas

Geral

Movimento Marcha do Silêncio de Jaraguá promove ação educativa de conscientização no trânsito

Ação ocorre neste sábado (15) em vários pontos da cidade
Movimento Marcha do Silêncio de Jaraguá promove ação educativa de conscientização no trânsito
Geral

Tempo firme e seco dá lugar à instabilidade e chuva no fim de semana em SC

A partir da noite de sábado (15) volta a chover de forma persistente no norte gaúcho, devido a uma frente semi-estacionária que por alguns momentos se aproxima mais do estado catarinense
Tempo firme e seco dá lugar à instabilidade e chuva no fim de semana em SC
Geral

Volta do nome do município e estado nas placas de veículos é aprovada no Senado

Projeto é de autoria do senador Catarinense, Esperidião Amin (PP-SC)
Volta do nome do município e estado nas placas de veículos é aprovada no Senado
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (14).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral