dengue
Geral

RECICLADOS: Comissão aprova PEC no Senado Federal

12 Set 2012 - 19h37

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2012, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC), que dá imunidade de impostos para produtos elaborados com material reaproveitado ou reciclado.


Com parecer favorável do senador Armando Monteiro (PTB-PE), o texto teve aprovação unânime na comissão e agora está pronto para ser votado em dois turnos no Plenário. Caso tenha novo sucesso, a PEC seguirá para votação na Câmara dos Deputados.

"Não bastam apenas campanhas de conscientização. Para preservar a natureza é preciso ter incentivos reais. Pensei nisso e em beneficiar os empreendedores que ajudam a conservar o meio-ambiente ao retirarem, literalmente, do lixo produtos que terão nova utilidade", comentou Bauer.

O parlamentar catarinense destacou a importante colaboração do relator, que aprimorou o texto ao manter somente a cobrança do imposto de importação. Isso não tira do governo federal a possibilidade de utilizar um instrumento de regulação do comércio exterior.

Bauer defende que a PEC vai assegurar o crescimento de riquezas lado a lado com a preservação ambiental. A meta é ter um poderoso e confiável motivador para desencadear iniciativas que formem um mercado efetivo de reciclagem e reaproveitamento de materiais. "O decisivo apelo econômico que a imunidade tributária para a reciclagem proporcionará certamente dará impulso para tornar realidade o que a cultura ecológica e ambientalista já preconiza como desejo coletivo", afirmou o senador no texto da proposta.


Em função do acumulo de matérias prontas para serem debatidas em Plenário, não é possível estabelecer uma data para a votação. Eventualmente, a PEC até pode vir a ser incluída na ordem do dia ainda neste segundo semestre, mas Bauer acredita que o tema seja pautado no primeiro semestre do próximo ano.

(Alessandro Bonassoli, da Assessoria de Comunicação)

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Ver mais de Geral