Raimundo Colombo

Raimundo Colombo repassa R$ 4,5 milhões à Associação dos Bombeiros Voluntários de SC

11 Abr 2017 - 18h31

O governador Raimundo Colombo repassou na manhã desta terça-feira, 11, em Joinville, R$ 4,5 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc). Os recursos do governo estadual são destinados à manutenção e compra de equipamentos. O ato foi realizado no novo quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, com a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro; da Comunicação, João Evaristo Debiasi, e da Agência Regional de Joinville, Simone Schramm.


“A entidade trabalha com muitas dificuldades e, mesmo assim, atende vários municípios e presta um serviço de grande relevância, com um custo muito menor. Então a gente tem que ajudar e dar esse apoio para que os bombeiros voluntários continuem se aperfeiçoando, comprando novos equipamentos e se superando para enfrentar os desafios da sua missão”, destacou o governador.

A entidade engloba 31 corporações de Santa Catarina, e cada município recebe valor proporcional à população. Os Bombeiros Voluntários são sociedades civis autônomas, de direito privado, com certificado de entidade filantrópica, que
sobrevivem de contribuições e doações da comunidade em geral e pessoas jurídicas. Conquistaram institucionalmente o direito de receber, sistematicamente, uma subvenção financeira do Governo Estadual desde 1991.

“Somente aqui em Joinville temos 35 mil contribuintes que pagam valores pequenos pela conta de luz, que é a nossa principal fonte de receita. Mas esses recursos nunca são suficientes. Todo ano, complementamos a receita com recursos transferidos do Estado. Dessa vez, foi o convênio de valor mais expressivo na história da Abvesc”, contou o diretor-presidente da associação, Moacir Thomazi.


A Abvesc foi fundada em 1994, quando existiam apenas 11 corporações voluntárias no Estado, atuando com integrantes civis, com qualificação e treinamento para poder prestar o serviço. Atualmente, são 3,7 mil pessoas que prestam serviço, sob regime de voluntariado, para a execução de serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, prestação de socorros em caso de emergências, desabamentos, inundações, catástrofes e calamidades públicas.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral