GERAL

Rachaduras afetam moradores de Maceió

12 Jan 2019 - 05h00Por Carlos Nealdo, especial para O Estado

O presidente Jair Bolsonaro fez uma reunião extraordinária nesta sexta-feira, 11, para discutir a situação de moradores do bairro de Pinheiros, em Maceió, capital de Alagoas, onde dezenas de imóveis, além de ruas e avenidas, apresentam rachaduras. Segundo a prefeitura, cerca de 6 mil pessoas foram afetadas pela situação. O fenômeno já provoca a desocupação de casas e edifícios.

Bolsonaro determinou que o governo federal adote ações para agilizar a identificação do fenômeno e encaminhe medidas para a resolução do problema. As rachaduras começaram em fevereiro do ano passado em dezenas de apartamentos, após as chuvas que caíram na região entre os dias 15 e 3 de março.

As fissuras afetam apartamentos, estabelecimentos comerciais e residências no bairro do Pinheiro, causando medo na população, que diz já ter percebido abalos.

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil iniciaram nesta sexta-feira, 11, estudos na Lagoa Mundaú, em Maceió, para identificar possíveis causas das rachaduras. O trabalho deve ser concluído até o fim de fevereiro.

O geólogo Ronaldo Bezerra, do Serviço Geológico do Brasil, explica que o estudo na Lagoa Mundaú utilizará equipamentos geofísicos, que dão menos impacto na área. "Vamos fazer o levantamento batimétrico, que é a leitura da profundidade, e também será aplicada uma sísmica rasa de baixa frequência, para não causar muito impacto", explicou.

Na terça-feira, 8, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram algumas hipóteses sobre a causa das rachaduras. Os técnicos acreditam que elas apareceram devido a exploração de sal no bairro, pelo surgimento de uma depressão no solo ou pela localização da região em uma área tectonicamente ativa.

Em dezembro do ano passado, o município de Maceió decretou situação de emergência em três bairros da capital - além do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, onde foi detectada uma série de fissuras logo após as chuvas. Desde que as rachaduras apareceram no bairro, a população já fez vários protestos para chamar a atenção das autoridades.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral