GNet
Clima

Quinta-feira será de chuva em Santa Catarina

06 Out 2016 - 12h53
Quinta-feira será de chuva em Santa Catarina   -


Conforme previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo, a acumulado de chuva deve ser de 70 a 100 mm, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Sul.


Para os próximos três meses, a previsão da Epagri/Ciram indica chuva  abaixo da média em SC, com períodos de estiagem no trimestre Outubro/Novembro/Dezembro. Desses meses, outubro é o mês mais provável de ter chuva frequente com chegando próximos a média climatológica. São esperados entre 200 e 280 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral a média mensal varia de 140 a 200 mm.
Em Novembro a chuva diminui, em relação a Outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado.
Em Dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200mm no Estado.

Os ciclones extratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrem também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Outra caraterística do trimestre é a formação de nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura

A previsão é de temperatura próxima à média climática em SC. Em Outubro a temperatura segue ligeiramente abaixo do normal, especialmente do Planalto e Litoral, por influência de massas de ar frio que chegam ao Sul do Brasil, e é possível à ocorrência de geada fraca, sobretudo no Planalto Sul. Ainda neste mês, a atuação de massas de ar seco favorece dias com maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, temperatura mais baixa no início do dia e elevada à tarde. A partir de Novembro a temperatura se elevada com a aproximação do verão.

GNet

Matérias Relacionadas

Política

Aberto processo de licitação da duplicação da SC 108

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou o ato: "é uma grande notícia para região". Cerca de 15 mil veículos trafegam diariamente pelo local
Aberto processo de licitação da duplicação da SC 108
Esportes

Atletas de taekwondo de Jaraguá / são destaques em evento nacional

Alguns deles, participaram ao vivo do Arena dos Esportes na Rádio Jaraguá
Atletas de taekwondo de Jaraguá / são destaques em evento nacional
Geral

Condor apresenta o espetáculo Natal Mágico com ingressos gratuitos

Realizado pelo Instituto Joanir Zonta em parceria com a Companhia Regina Vogue, o Auto de Natal traz uma reflexão sobre amor, esperança e empatia para toda a família
Condor apresenta o espetáculo Natal Mágico com ingressos gratuitos
Economia

Grupo Koch abre novos postos de trabalho em Jaraguá

Há vagas para diversas funções
Grupo Koch abre novos postos de trabalho em Jaraguá
Ver mais de Geral