transito
Clima

Quinta-feira será de chuva em Santa Catarina

06 Out 2016 - 12h53


Conforme previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo, a acumulado de chuva deve ser de 70 a 100 mm, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Sul.


Para os próximos três meses, a previsão da Epagri/Ciram indica chuva  abaixo da média em SC, com períodos de estiagem no trimestre Outubro/Novembro/Dezembro. Desses meses, outubro é o mês mais provável de ter chuva frequente com chegando próximos a média climatológica. São esperados entre 200 e 280 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral a média mensal varia de 140 a 200 mm.
Em Novembro a chuva diminui, em relação a Outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado.
Em Dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200mm no Estado.

Os ciclones extratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrem também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Outra caraterística do trimestre é a formação de nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura

A previsão é de temperatura próxima à média climática em SC. Em Outubro a temperatura segue ligeiramente abaixo do normal, especialmente do Planalto e Litoral, por influência de massas de ar frio que chegam ao Sul do Brasil, e é possível à ocorrência de geada fraca, sobretudo no Planalto Sul. Ainda neste mês, a atuação de massas de ar seco favorece dias com maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, temperatura mais baixa no início do dia e elevada à tarde. A partir de Novembro a temperatura se elevada com a aproximação do verão.

Matérias Relacionadas

Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de Geral