105 Ouça
Clima

Quarta-feira terá instabilidade, temperaturas altas e chuva em SC

16 Nov 2016 - 11h25
Quarta-feira terá instabilidade, temperaturas altas e chuva em SC -

A quarta-feira será de sol entre nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva em Santa Catarina, no período da tarde e início da noite. A temperatura estará em elevação durante o dia . O vento sopra de sudoeste a sudeste, com intensidade fraca a moderada. Já na quinta-feira, a previsão é de mais nuvens e condições de chuva fraca no decorrer do dia no Litoral Sul. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e início da noite. A temperatura estará em declínio, com o avanço de uma massa de ar mais frio.

Previsão climática da Epagri/Ciram indica temperatura elevada em dezembro e janeiro em Santa Catarina


Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, nos meses de dezembro e janeiro a temperatura estará entre a normal e acima da média climática em Santa Catarina. As temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária, diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia, ou seja, temperatura amena ou mais baixa para época do ano no início do dia e bastante elevada à tarde.

Nestes meses permanece a condição de chuva na média a abaixo da média climática em Santa Catarina. A chuva estará concentrada em períodos curtos, em alguns minutos ou horas do dia. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação a novembro. Ressalta-se que, no verão, além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.


A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em novembro e dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Mulher encontra cobra na cozinha da residência em Jaraguá

Fato ocorreu na segunda-feira (29)
Mulher encontra cobra na cozinha da residência em Jaraguá
Geral

Samae abre inscrições para novo Processo Seletivo

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site da autarquia
Samae abre inscrições para novo Processo Seletivo
Geral

Jaraguá do Sul, oficialmente, no clima de Natal

Evento na Scar marcou o acendimento das luzes de Natal e a chegada do Papai Noel em Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul, oficialmente, no clima de Natal
Geral

Com elevação da temperatura aumenta ocorrências com serpentes

Neste período de Primavera/Verão é comum os répteis como cobras e lagartos saírem para procurar alimento e eventualmente entrarem em residências
Com elevação da temperatura aumenta ocorrências com serpentes
Ver mais de Geral