Clima

Quarta-feira terá instabilidade, temperaturas altas e chuva em SC

16 Nov 2016 - 11h25
Quarta-feira terá instabilidade, temperaturas altas e chuva em SC -

A quarta-feira será de sol entre nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva em Santa Catarina, no período da tarde e início da noite. A temperatura estará em elevação durante o dia . O vento sopra de sudoeste a sudeste, com intensidade fraca a moderada. Já na quinta-feira, a previsão é de mais nuvens e condições de chuva fraca no decorrer do dia no Litoral Sul. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e início da noite. A temperatura estará em declínio, com o avanço de uma massa de ar mais frio.

Previsão climática da Epagri/Ciram indica temperatura elevada em dezembro e janeiro em Santa Catarina


Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, nos meses de dezembro e janeiro a temperatura estará entre a normal e acima da média climática em Santa Catarina. As temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária, diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia, ou seja, temperatura amena ou mais baixa para época do ano no início do dia e bastante elevada à tarde.

Nestes meses permanece a condição de chuva na média a abaixo da média climática em Santa Catarina. A chuva estará concentrada em períodos curtos, em alguns minutos ou horas do dia. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação a novembro. Ressalta-se que, no verão, além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.


A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em novembro e dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Matérias Relacionadas

Geral

Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego

Resultado representa queda de 32% na comparação com maio
Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego
Geral

Cientistas criam filtro de ar capaz de destruir Covid em 99%

O filtro, criado por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, é um tecido feito da espuma de níquel aquecida a 200°C por eletricidade
Cientistas criam filtro de ar capaz de destruir Covid em 99%
Jaraguá do Sul

APAE completa 47 anos em Jaraguá do Sul com o desafio de continuar sendo referência

Por causa do isolamento social a comemoração desse momento importante, será apenas através de postagens nas redes sociais pela internet e em grupos de aplicativos com familiares e usuários
APAE completa 47 anos em Jaraguá do Sul com o desafio de continuar sendo referência
Geral

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia
Ver mais de Geral