Geral

Quaresma inicia nesta quarta-feira de Cinzas

São 40 dias em que a Igreja católica defende um tempo de oração, penitência e caridade

26 Fev 2020 - 06h00Por Janici Demetrio
Quaresma inicia nesta quarta-feira de Cinzas - Crédito: Unsplash / Ilustrativa Crédito: Unsplash / Ilustrativa

Nesta quarta-feira a Igreja dá início à Quaresma, um dos períodos mais importantes do Calendário Litúrgico. Em sua essência, é um momento de retiro espiritual, voltado à reflexão, em que os cristãos se recolhem em oração e penitência, a fim de prepararem o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.  

Para o Padre Hélio Reck, a Quaresma é o período para reflexão, para avaliarmos a nossa fé e o sentido da nossa vida.  

São 40 dias em que a Igreja católica defende um tempo de oração, penitência e caridade. O religioso destaca que este é um momento de preparação para a Páscoa, inclusive com mudança de comportamento.   

O arcebispo dom Wilson Tadeu Jönck vai conceder entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), as 9h30, na Cúria Metropolitana para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2020. O tema desta quaresma é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O cartaz da Campanha da Fraternidade tem como inspiração Santa Dulce dos Pobres, que foi canonizada em outubro de 2019.  

Segundo a igreja “a escolha foi feita pois, a santa é exemplo de doação e entrega pelos mais necessitados. A história de Santa Dulce sinaliza a Igreja em saída, que deseja alcançar a todos em especial os que tem sua vida ameaçada seja pela fome, pela pobreza ou pela violência.  

Além do cartaz, outros materiais estão disponíveis para auxiliar na reflexão sobre o tema deste ano, como o texto-base, o vídeo oficial e o Hino da Campanha da Fraternidade 2020.  Patrocinada pela CNBB, a Campanha de Fraternidade acontece todos os anos durante os 40 dias da Quaresma. A primeira edição aconteceu em 1964. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Saúde

Ilha da Figueira é desafiada pelo Programa Jaraguá Mais Saudável

O evento foi nomeado "Agita Mais Figueira" e a participação é gratuita, voluntária e terá acompanhamento de profissionais da Unisociesc.
Ilha da Figueira é desafiada pelo Programa Jaraguá Mais Saudável
Geral

Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado

Evento acontece no dia 24, às 18 horas e vai destacar pessoas e entidades que fizeram a diferença na saúde de Jaraguá do Sul. Acompanhe pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado
Ver mais de Geral