Animal
Puma é flagrado pelas câmaras da Fujama em Jaraguá do Sul
Apesar de seu tamanho e hábito alimentar carnívoro ela não oferece risco a população
Um puma foi flagrado pelo sistema de armadinhas fotográficas da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em áreas de preservação ambiente em Jaraguá do Sul. O sistema foi instalado em áreas prioritárias para a criação de Unidades de Conservação indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
O animal também é conhecido como onça-parda, suçuarana ou leão-baio, é carnívoro de hábito solitário e territorialista, sendo a maior espécie de felino encontrada em Santa Catarina e a quarta maior do mundo, podendo chegar até 72kg e 1,50 metros de comprimento (cabeça e corpo). Na Mata Atlântica, estima-se que exista uma população com menos de 1000 indivíduos aptos a se reproduzirem.
As principais ameaças para a espécie são perda e fragmentação de habitat (florestas) por expansão urbana e agropecuária, atropelamentos e caça. Apesar de seu tamanho e hábito alimentar carnívoro ela não oferece risco a população.
Nos estudos realizados pela Fujama já foram registradas outras espécies pertencentes a fauna e flora ameaçadas de extinção. “Porém, o registro desse felino é um forte indicador do bom estado de conservação de algumas áreas do Município, o que as tornam prioritárias para a criação de Unidades de Conservação, visando a proteção da biodiversidade local”, complementa um dos biólogos da Fujama, Christian Raboch Lempek.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!