dengue
Geral

Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados

07 Mai 2021 - 11h41Por Janici Demetrio
Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social e Habitação promoveu na manhã desta quinta-feira (6), no auditório da Amvali, uma reunião sobre pessoas em situação de rua. Participaram do evento representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, Samu, Hospital São José, Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, de Urbanismo, Gabinete do Prefeito, Câmara de Vereadores, CDL e Acijs. Todos, de alguma forma, envolvidos com o tema. 

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados. O secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, fez a apresentação inicial sobre o trabalho desenvolvido e o perfil das pessoas em situação de rua.

“Nós atendemos pessoas em situação de rua que necessitam também de atendimento da Saúde Mental, do hospital ou da Polícia Militar, entre outros serviços. Esse número de pessoas em situação de rua vem crescendo não só em Jaraguá, mas em todo o Brasil. Precisamos pensar coletivamente nas estratégias de trabalho, para um padrão de atendimento dessa situação. E para que o atendimento tenha um início, um meio e um fim”, destacou Ferreira.

Dessa primeira reunião surge o início do protocolo de intenções, um tipo de padrão coletivo de atendimento a pessoas em situação de rua, que será construído nos próximos meses, com todos os agentes envolvidos. A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 20 de maio. Outro resultado da reunião é a responsabilidade de conscientizar a sociedade para que acionem os órgãos envolvidos e não deem esmolas – para que a pessoa não permaneça na situação precária em que se encontra.  

O Social conta, entre outros serviços, com a Abordagem Social, pelo telefone 3275-8750 e 98862-3111; e com a Casa de Passagem – Abrigo provisório para adultos, 24 horas, pelo telefone 3371-1534 ou 3370-0743. 

Perfil

O perfil das pessoas em situação de rua atendidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação foi apresentado aos participantes:

Pessoas abordadas no mês
Fevereiro: 64
Março: 84
Abril: 67

Referente ao mês de abril 2021

*Sexo e faixa etária
Feminino: 10 pessoas, 18 a 59 anos
Masculino: 1 criança (0-12 anos), 52 pessoas (18-59 anos), 4 pessoas (60 anos ou mais)

*Pessoas adultas usuárias de drogas
39 pessoas

*Origem
1 cigano, 7 trecheiros (que estão passando pela cidade), 12 naturais de Jaraguá, 11 com algum tipo de vínculo com Jaraguá

*Nacionalidade
28 brasileiros e 1 haitiano

*Escolaridade
5 analfabetos, 56 com ensino fundamental, 6 com ensino médio

*Tempo de permanência na situação de rua
20 pessoas – menos de um ano
29 pessoas – de um a cinco anos
17 pessoas – mais de cinco anos

*Usuários atendidos pela primeira vez
34 pessoas, ou 53% das pessoas abordadas

Matérias Relacionadas

Geral

Com repertório sacro, Orquestra Filarmônica SCAR se apresenta nesta quinta em Guaramirim

O concerto contará com músicas como Ave Maria e Jesus Alegria dos Homens. A apresentação será às 20h30 e os ingressos são gratuitos
Com repertório sacro, Orquestra Filarmônica SCAR se apresenta nesta quinta em Guaramirim
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Benefício é acessado pelo site e de forma gratuita
INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade
Geral

Filme "A Mãe do Ano" é gravado nos espaços da SCAR

Desde o dia 30 de março, acontecem as gravações do filme nos teatros, corredores e salas de aula da SCAR, tanto na sede, quanto na unidade da SCAR na Praça. O filme conta também com a participação de alunos e profissionais do Centro Cultural
Filme "A Mãe do Ano" é gravado nos espaços da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (16).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral