Geral

Proteção Social Básica de Jaraguá do Sul apoia campanha "Faça Bonito"

Esta terça-feira (18), é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 Mai 2021 - 09h40Por Da Redação

Terça-feira, 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data instituída no ano de 2000, por meio de Lei Federal, é considerada uma conquista e marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. De lá para cá, anualmente, são desenvolvidas campanhas com objetivo de mobilizar, sensibilizar e informar para que toda a sociedade lembre e participe da defesa e proteção das crianças e dos adolescentes.

A Proteção Social Básica de Jaraguá do Sul, por meio de seus sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), apoiam a campanha “Faça Bonito”, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, divulgando a data em folders, materiais informativos, grupo na modalidade online e decoração alusiva à data no espaço de trabalho. Além disso, nos atendimentos realizados pelas equipes do Cras, em especial neste mês de maio, também está sendo abordada a importância do tema.

O secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, lembra sobre a importância das denúncias em se tratando de casos de violência ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Se alguém tiver conhecimento de situações desta natureza, deve denunciar por meio dos canais oficiais para que as autoridades possam tomar as devidas providências”, alerta.

Os principais canais de denúncia em todo o país são o Disque 100 e o Conselho Tutelar.

Os Centros de Referência de Assistência Social de Jaraguá do Sul ofertam dois serviços que buscam intervir com as famílias de forma a prevenir, entre outras coisas, situações de risco social. São eles:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): ofertado em caráter continuado, tem a finalidade de fortalecer a função protetiva da família. Uma das ações realizadas é a troca de informações sobre questões relativas a infância e adolescência.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): possui caráter preventivo e proativo e se baseia na defesa dos direitos das pessoas que dele participam, buscando complementar as ações desenvolvidas pelo PAIF. Este Serviço é realizado em grupos e um dos objetivos é orientar os indivíduos a construir e reconstruir suas histórias de vida e vivências.

O Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que o Estado, a família e toda a sociedade tem o dever de garantir que a criança e o adolescente se desenvolvam em um ambiente saudável, seguro e protegido, livre de violações de direitos.


Significado do 18 de maio

Em 18 de maio de 1973, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Aracéli”, uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O texto contou com a colaboração dos técnicos do Cras Jaraguá 84 e Vila Lenzi

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral