Joaçaba Pneus
Geral

Proteção Social Básica de Jaraguá do Sul apoia campanha "Faça Bonito"

Esta terça-feira (18), é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 Mai 2021 - 09h40Por Da Redação

Terça-feira, 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data instituída no ano de 2000, por meio de Lei Federal, é considerada uma conquista e marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. De lá para cá, anualmente, são desenvolvidas campanhas com objetivo de mobilizar, sensibilizar e informar para que toda a sociedade lembre e participe da defesa e proteção das crianças e dos adolescentes.

A Proteção Social Básica de Jaraguá do Sul, por meio de seus sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), apoiam a campanha “Faça Bonito”, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, divulgando a data em folders, materiais informativos, grupo na modalidade online e decoração alusiva à data no espaço de trabalho. Além disso, nos atendimentos realizados pelas equipes do Cras, em especial neste mês de maio, também está sendo abordada a importância do tema.

O secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, lembra sobre a importância das denúncias em se tratando de casos de violência ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Se alguém tiver conhecimento de situações desta natureza, deve denunciar por meio dos canais oficiais para que as autoridades possam tomar as devidas providências”, alerta.

Os principais canais de denúncia em todo o país são o Disque 100 e o Conselho Tutelar.

Os Centros de Referência de Assistência Social de Jaraguá do Sul ofertam dois serviços que buscam intervir com as famílias de forma a prevenir, entre outras coisas, situações de risco social. São eles:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): ofertado em caráter continuado, tem a finalidade de fortalecer a função protetiva da família. Uma das ações realizadas é a troca de informações sobre questões relativas a infância e adolescência.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): possui caráter preventivo e proativo e se baseia na defesa dos direitos das pessoas que dele participam, buscando complementar as ações desenvolvidas pelo PAIF. Este Serviço é realizado em grupos e um dos objetivos é orientar os indivíduos a construir e reconstruir suas histórias de vida e vivências.

O Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que o Estado, a família e toda a sociedade tem o dever de garantir que a criança e o adolescente se desenvolvam em um ambiente saudável, seguro e protegido, livre de violações de direitos.


Significado do 18 de maio

Em 18 de maio de 1973, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Aracéli”, uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O texto contou com a colaboração dos técnicos do Cras Jaraguá 84 e Vila Lenzi

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral