Imobiliária Coralli
Geral

PRONATEC: Aumenta a adesão de municípios catarinenses

13 Set 2012 - 21h31

Com a adesão de mais 21 municípios ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social, Santa Catarina contabiliza 232 municípios que integram o programa. Com isso, o índice de adesão chegou aos 80% e faltam apenas 61 municípios para o Estado chegar a 100%. O Pronatec Social é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que foi adotado em SC.


Atualmente, 15.500 catarinenses se inscreveram nos cursos do Pronatec em todo o Estado para o segundo semestre, o que deixa o Estado em segundo lugar em número de matrículas na região Sul e em oitavo lugar no país. Destes, seis mil já estão em sala de aula. "É um resultado a ser comemorado e significa que estamos dando um passo em direção ao resgate na formação profissional das pessoas que precisam", disse o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Os cursos do Pronatec Social são gratuitos e oferecidos por Escolas de Ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat. Os cursos atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. São cerca de 200 opções de cursos no Estado, entre eles estão o de camareira, agente de informações turísticas, garçom, condutor de turismo de aventura, soldador, balconista de farmácia, contador de histórias, pizzaiolo, costura industrial e bombeiro civil.


A inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios e os detalhes  como data e local, devem ser confirmados junto à instituição que oferece o curso. "O resultado foi muito positivo no Estado", destacou o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.

Matérias Relacionadas

Geral

Corpo de Padre Osnildo é sepultado no Seminário de Corupá

Toda a cerimônia foi restrita e não foi aberta para o público, seguindo as recomendações das autoridades de vigilância sanitária.
Corpo de Padre Osnildo é sepultado no Seminário de Corupá
Geral

Defesa Civil confirma a passagem de tornados em Santa Catarina

Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde rajadas de vento provocaram destelhamento e destruição de edificações.
Defesa Civil confirma a passagem de tornados em Santa Catarina
Geral

Google transforma smartphones Android em sensores de terremotos

Recurso está sendo lançado inicialmente na Califórnia
Google transforma smartphones Android em sensores de terremotos
Economia

Ancine libera R$ 8,5 milhões para ajudar exibidoras de cinema

Recursos de fundo audiovisual vão socorrer 172 empresas
Ancine libera R$ 8,5 milhões para ajudar exibidoras de cinema
Ver mais de Geral