transito
Geral

PRONATEC: Aumenta a adesão de municípios catarinenses

13 Set 2012 - 21h31

Com a adesão de mais 21 municípios ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social, Santa Catarina contabiliza 232 municípios que integram o programa. Com isso, o índice de adesão chegou aos 80% e faltam apenas 61 municípios para o Estado chegar a 100%. O Pronatec Social é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que foi adotado em SC.


Atualmente, 15.500 catarinenses se inscreveram nos cursos do Pronatec em todo o Estado para o segundo semestre, o que deixa o Estado em segundo lugar em número de matrículas na região Sul e em oitavo lugar no país. Destes, seis mil já estão em sala de aula. "É um resultado a ser comemorado e significa que estamos dando um passo em direção ao resgate na formação profissional das pessoas que precisam", disse o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Os cursos do Pronatec Social são gratuitos e oferecidos por Escolas de Ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat. Os cursos atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. São cerca de 200 opções de cursos no Estado, entre eles estão o de camareira, agente de informações turísticas, garçom, condutor de turismo de aventura, soldador, balconista de farmácia, contador de histórias, pizzaiolo, costura industrial e bombeiro civil.


A inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios e os detalhes  como data e local, devem ser confirmados junto à instituição que oferece o curso. "O resultado foi muito positivo no Estado", destacou o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de Geral