Segurança

Promotor estuda ação contra o Estado pela falta de policiais civis

21 Jun 2012 - 12h59

A Polícia Civil está fazendo um levantamento para saber quais são as regiões do Estado com maior falta de policiais. Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau, Xanxerê e Joinville são as que têm mais necessidade de reforço e, por isso, devem receber maior número de efetivo, dos 421 novos policiais em formação até o mês de outubro. O delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, assegura que serão usados critérios técnicos para o preenchimento das vagas em aberto nas delegacias. Os índices de produtividade conforme o efetivo atual, a quantidade de boletins de ocorrências e de procedimentos instaurados serão levados em consideração nos cálculos da Secretaria de Segurança Pública. No entanto, não há muito otimismo entre as principais autoridades do setor aqui na região. O delegado regional, Uriel Ribeiro, está tentando convencer o comando da importância de ter mais policiais civis na região. Ele participou de uma reunião em Florianópolis nesta semana, onde foi discutido o assunto.

[jwplayer mediaid="73828"]

Serão pelo menos dez agentes e dois escrivães que virão para cá, na primeira formatura. Na avaliação do delegado regional, deve vir mais um delegado apenas para a região e, possivelmente, mais um quando for instalada a Delegacia de Investigações Criminais.

[jwplayer mediaid="73832"]

Atualmente, faltam cerca de 2.700 policiais civis para atender a demanda de todas as delegacias de Santa Catarina.


Enquanto não acontece a formatura e o envio dos reforços para a Polícia Civil, o Estado terá de responder a uma ação de iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina a respeito da falta de efetivo na 15ª Delegacia Regional de Polícia. O promotor Márcio Cota é quem impetrou a ação para garantir que o Estado preencha o mais rápido possível as vagas necessárias para atender a demanda das delegacias da região. Em entrevista na tarde de ontem aqui na Jaraguá AM, o promotor disse estar muito preocupado com a situação, principalmente pela falta de delegados.

[jwplayer mediaid="73834"]

Com este quadro, segundo o promotor, fica difícil acreditar na instalação de mais uma delegacia, no caso a de investigações criminais.

[jwplayer mediaid="73830"]

(ROGÉRIO TALLINI / DIAS GOMES)

 

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral