transito
Centro de Inovação

Projetos referentes ao Centro de Inovação de Jaraguá são protocolados na Câmara

27 Ago 2018 - 20h30

O primeiro projeto dispõe sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais, e o segundo, relacionado a sistemas, mecanismos e incentivos à atividade tecnológica e de inovação. Com essa medida, a intenção é que o Centro de Inovação inicie as atividades em meados de outubro.


Com abrangência para o Vale do Itapocu, o equipamento público está localizado na Rua Cesare Valentini, entre os bairros Três Rios do Sul e Rau, com 7.216,60 metros quadrados de terreno e 2.700 metros quadrados de área construída. Desde a entrega, em junho, é utilizado para reuniões setoriais da Prefeitura e relacionadas ao CI. A instituição  é a segunda entregue nesses moldes no Estado, das 13 previstas para implantação. A primeira unidade  foi inaugurada há dois anos, em Lages.

Vale destacar que a lei federal 9.637, de 18 de maio de 1988, dispõe que o Executivo pode qualificar como organizações sociais as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. Já os mecanismos às atividades de inovação estão conceituados no decreto federal 5.798, de 7 de junho de 2006,  regulamentados na lei 11.196/2005, a chamada “Lei do Bem”.

Editais em finalização

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Newton Gilberto Saloman, destaca que a elaboração dos dois projetos de lei para viabilizar o funcionamento do Centro de Inovação também contou com o envolvimento do secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Zancanaro, e do diretor da Pasta,  Neivor Bussolaro; da Procuradoria Jurídica da Prefeitura; da Assessoria Jurídica do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas); e do presidente do Conselho da Organização Social e da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Anselmo Ramos. “A expectativa é que os projetos sejam votados o mais breve possível, em regime de urgência”, salienta Saloman.


Paralelamente, os editais para seleção e ingresso das empresas ao Centro de Inovação Jaraguá estão em processo de finalização. A instituição prevê pré-incubadora, incubadora, aceleradora de negócios direcionados ao setor tecnológico e de inovação, coworking, laboratórios de ponta, orientação/mentoria para empreendedores, pesquisa e desenvolvimento (P&D), centro de treinamento e espaços de convivência.

“Se tudo ocorrer dentro do esperado, acreditamos que em outubro devem começar as operações do Centro de Inovação. Várias empresas já procuraram informações e também pessoas físicas, estudantes que querem desenvolver projetos para incubação”, assinala Newton Saloman.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

As rugas te incomodam?

Artigo da médica Josiane Olivia Lunelli
As rugas te incomodam?
Geral

Mutirão de limpeza retira 500 quilos de lixo do rio Itapocu, em Jaraguá do Sul

A ação de limpeza do rio foi realizada da sede do Clube de Canoagem Kentucky até o Parque Linear Via Verde
Mutirão de limpeza retira 500 quilos de lixo do rio Itapocu, em Jaraguá do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (18).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral