Joaçaba Pneus
Geral

Projeto inclui a penalidade de advertência na coleta seletiva em Jaraguá

No regramento atual era aplicada somente a penalidade de multa, que poderia ser de 10 a 30 UPMs. Com a mudança, agora uma advertência será aplicada aos catadores que forem flagrados cometendo a infração

12 Mai 2021 - 10h08Por Janici Demetrio
Projeto inclui a penalidade de advertência na coleta seletiva em Jaraguá  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, na sessão desta terça-feira (11), o projeto de lei n° 108/2021 que inclui no Programa Recicla Jaraguá a advertência nas opções de penalidades aplicadas aos catadores de materiais recicláveis irregulares. 

O Recicla Jaraguá contém regras que proíbem o recolhimento e o transporte de material reciclável por pessoas e empresas que não sejam contratadas pelo município para o serviço. No regramento atual era aplicada somente a penalidade de multa, que poderia ser de 10 a 30 UPMs, dependendo da quantidade de material apreendido e da reincidência. O valor da UPM em Jaraguá atualmente é de R$ 189,60, ou seja, a multa poderia chegar a R$ 5.688,00. 

Com a mudança, agora uma advertência será aplicada aos catadores que forem flagrados cometendo a infração pela primeira vez e que não ultrapassem a quantidade de 300 litros de material coletado indevidamente. Na mensagem do projeto, o Executivo argumenta que, normalmente, esta quantidade de material se refere a catadores individuais, com baixa renda, com pouca instrução e em condição social vulnerável, muitas vezes “desconhecedores das restrições legais”. 

Com a inclusão da advertência no rol de punições, além de os catadores não precisarem arcar com os custos de uma multa, poderão ter uma orientação para regularizarem a sua situação. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral