Geral

Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá

A programação preparada para essa volta foi pensada em todas faixas etárias, desde a primeira infância até adolescentes e adultos, com temas bem variados

19 Mai 2022 - 11h15Por Janici Demetrio
Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Após dois anos longe do público, por conta da pandemia, o projeto Escola Vai ao Teatro, realizado pela SCAR, volta a ser realizado, a partir da próxima segunda-feira (23). A iniciativa traz a oportunidade de alunos da região do Vale do Itapocu assistirem a peças teatrais e vivenciaram a experiência de ir ao espaço cultural.

A programação preparada para essa volta foi pensada em todas faixas etárias, desde a primeira infância até adolescentes e adultos, com temas bem variados. As apresentações serão de manhã, à tarde e à noite, nos teatros e espaços multiusos do Centro Cultural, até 1º de junho. Além disso, no período noturno, de 23 a 27 de junho, haverá o Palco EVT, um festival de teatro aberto ao público. A cada dia uma peça diferente será apresentada, sempre às 20h, com entrada gratuita. No repertório, drama, comédia, obras históricas e apresentações com linguagens inovadoras.

Aos estudantes, a SCAR também disponibilizará alguns ônibus para transporte de grupos. Companhias de Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí, Florianópolis, Rio do Sul e Curitiba estarão presentes.

O Escola Vai ao Teatro é um projeto atuante há mais de 20 anos, exercendo papel fundamental na formação de público para as artes cênicas. Todo o processo, desde a saída da escola até os aplausos finais, faz parte de uma experiência marcante e inesquecível para crianças e adolescentes. As peças são selecionadas para o evento têm foco na educação, na interação com a plateia e em formatos diferentes e inovadores de contar histórias.

Programação 2022

Dia 23/05 - segunda-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
Karperl e a Cerveja do Papa (Trip Teatro / Rio do Sul)
Duração: 45 min
Classificação etária: 11 anos
Resumo: Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja da região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Será que o Frei beberrão conseguirá conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação?

Dia 23/05 - segunda-feira, às 20h - Pequeno Teatro da SCAR
Contestados (Cia Mútua / Itajaí)
Duração: 60 min
Classificação etária: a partir de 12 anos
Resumo:
O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, o conflito de terras ocorrido no início do século XX envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, o Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A montagem da peça é o resultado de uma intensa pesquisa e busca dar voz aos vencidos da guerra.

Dia 24/05 - terça-feira, às 9h, às 14h, e às 20h - Pequeno Teatro da SCAR
Catumbi (Núcleo de Teatro SCAR / Jaraguá do Sul)
Duração: 45 min
Classificação etária: 11 anos
Resumo
Durante mais de sessenta anos, o Catumbi e a Festa de Nossa Senhora do Rosário formavam o grande evento do povoado Morro da África, em Jaraguá do Sul. Essa é uma história sobre a chegada dos primeiros colonizadores negros ao Vale do Itapocu, uma história que está sendo redescoberta e recontada.

Dia 25/05 - quarta-feira às 14h, e dia 26/05 - quinta-feira, às 9h - Sala Multiuso 5 da SCAR
Mergulho (Éranos / Itajaí)
Duração: 30 min
Classificação etária: de 1 a 6 anos
RESUMO:
A história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar. Uma experiência teatral para crianças, que participam ativamente da dramaturgia do espetáculo, por meio da técnica de projeção digital atrelada ao som.

Dia 25/05 - quarta-feira, às 9h e às 20h no Grande Teatro da SCAR
Desajustada (Pé de Vento / Florianópolis)
Duração: 50 min
Classificação etária: a partir de 14 anos
RESUMO:
Desajustada é uma comédia física que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. O espetáculo utiliza recursos como gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico.

Dia 26/05 - quinta-feira, às 14h e às 20h - Pequeno Teatro da SCAR
Joker (Cia Delírio / Curitiba)
Duração: 75 min
Classificação etária: 14 anos
RESUMO:
O Joker é um personagem icônico, o maior vilão das histórias em quadrinhos, sedutor em sua maneira excêntrica e caótica de ver o mundo. Neste espetáculo alucinante, o coringa das histórias em quadrinhos do Batman convida o público para uma conversa em que despontam citações, reflexões e poesias famosas, passando por Júlio Cortázar, Nietsch, Haitch, Shakespeare, Clarisse Lispector, Freud e etc.

Dia 27/05 - sexta-feira, às 9h e às 14h - Grande Teatro da SCAR
Agentes do Riso (Cia Traço / Florianópolis)
Duração: 60 min
Classificação etária: LIVRE
RESUMO:
Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

Dia 27/05 - sexta-feira, às 20h - Espaço Panorâmico da SCAR
Récita (Bárbara Biscaro/Florianópolis)
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
RESUMO:
Através da exploração do grotesco, o espetáculo busca as possibilidades cênico-musicais da execução de um repertório de Brecht na atualidade: da negação de uma estética do belo, do solista, da música como arte elevada, os corpos dos atores-músicos subvertem a sonoridade, traem um projeto higiênico.

Dia 30/05 - segunda-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
A incrível ponte que habita gente (Caravana / São Bento do Sul)
Duração: 45 min
Classificação etária: 10 anos
RESUMO:
Baseado no conto A Ilha, de João Gomes, o espetáculo conta a história de uma pequena Ilha e seus habitantes, que se veem envolvidos em uma intrigante empreitada... Esse pequeno pedaço de terra abriga um povo pacato, trabalhador e ordeiro que depois de uma breve visita do povo do Continente resolvem também eles serem Continentais.

Dia 31/05 - terça-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
A última aventura de Gilgamesh (Essaé / Joinville)
Duração: 50 min
Classificação etária: LIVRE
RESUMO:
Gilgamesh foi um grande herói da antiguidade. Sua saga, contada há 5000 anos, é a obra literária mais antiga da humanidade. Nesta versão bem humorada, Gilgamesh passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade.

Dia 01/06 - quarta-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
Rio Bernunça (Cobaia Cênica / Rio do Sul)
Duração: 50 min
Classificação etária: LIVRE
RESUMO:
Na beira de um rio se encontram um pescador, uma lavadeira e um balseiro. Ao se depararem com a poluição do rio os três relembram histórias contadas por seus antepassados. A narrativa de cada personagem é diferente, mas todos chegam à lenda do Rio Bernunça.

Sobre a SCAR
O centro cultural inaugurado em 2003, consolida-se como um espaço para as artes em Santa Catarina e possui dez mil metros quadrados distribuídos em seis pisos e modernas instalações. Sendo avaliado como uma das melhores estruturas no Brasil, a SCAR recebe espetáculos nacionais e internacionais e o reconhecimento de artistas, técnicos e produtores. O principal objetivo do centro é estimular a cultura regional, agindo dentro da formação artística nas áreas de dança, música, teatro e artes plásticas. Para mais informações, acesse www.scar.art.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral