Produção de Banana

Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana será lançado nesta terça-feira em Corupá

20 Jun 2016 - 19h08
A intenção é padronizar os registros de campo, reduzindo erros e garantindo informações mais detalhadas sobre a produção de bananas em Santa Catarina. Ao todo, o Projeto contou com investimentos de R$ 500 mil, sendo R$ 400 mil apoiados pelo Programa SC Rural. O Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana será entregue oficialmente aos produtores nesta terça-feira, 21, às 19h, em Corupá, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

A Rastreabilidade da Produção de Banana envolve nove associações de bananicultures e duas cooperativas da região de Jaraguá do Sul. O Caderno de Campo Digital permite que os produtores façam o controle das atividades realizadas no manejo do pomar, como o plantio de novas áreas, desbaste, desfolha, eliminação do coração e pencas, ensacamento, adubação, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e registrará as colheitas. Com esses dados, o produtor poderá rastrear

a sua produção e os consumidores poderão conhecer a origem da fruta, identificando o processo desde a produção até a distribuição.

O Caderno de Campo Digital atende aos requisitos legais e a demanda de comercialização. Com um produto rastreado, os bananicultores terão uma fruta diferenciada no mercado, com o aprimoramento do controle de qualidade e melhorando a comunicação com o cliente final.

A Rastreabilidade da Produção de Banana é uma iniciativa da Associação dos Bananicultores de Corupá (ASBANCO; Associação dos Produtores Rurais de Garuva (APRGARUVA); Associação dos Bananicultores de Guaramirim (ABG); Associação de Bananicultores de Jaraguá do Sul (ABAJAS); Associação dos Bananicultores do Município de Luiz Alves ( ABLA); Associação dos Produtores de Banana de Massaranduba (APROBAM);  Associação dos Bananicultores de São João do Itaperiú (ASBASJI); Associação dos Bananicultores do Município de Schroeder (ABS); Associação dos Bananicultores de Joinville (ASBANVILLE); Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba (Cooperbam) e Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo.

O lançamento da Rastreabilidade da Produção de Banana encerra o roteiro do secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, pela região de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (21).

A agenda do secretário inclui ainda:

9h – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba (Cooperbam)

Local: Rodovia SC 415, Km 90,9 (Entrada para Massarandubinha), Massaranduba

Visita à sede que está sendo construída com apoio do Programa SC Rural.

10h30 – Cooperativa Juriti

Local: Rua Patrimônio, n°12, Massaranduba

Visita à nova Sede da Cooper Juriti

11h45 – Almoço Pesque Pague Dori

Local: Rua Padre Sílvio Micheluzzi, 731 - Guarani Mirim, Massaranduba

Almoço com representantes da Associação dos Piscicultores de Massaranduba (Apisma), entidade composta por 32 piscicultores e secretários municipais de Agricultura da região da Amvali.

15h – Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo – Cooper Rio Novo

Local: Corupá

Visita às duas unidades de embalamento de banana da Cooper Rio Novo, entidade formada por 57 cooperados, e melhorias de estradas secundárias apoiadas pelo SC Rural.

17h30 – Reunião com Federação das Associações de Bananicultores de Santa Catarina - Febanana

Local: Sede da Asbanco - Rua Augustinho Oliari, 181, Corupá

 

Matérias Relacionadas

Geral

Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global

O tema foi debatido nesta quarta-feira (13) em workshop da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília
Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global
Brasil

Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros

A planta está na lista medicinal do SUS há mais de 10 anos
Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros
Educação

Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, estudam no 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil
Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos
Geral

Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país

Dos seis jovens escolhidos, entre profissionais de várias nacionalidades, cinco são mulheres
Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país
Ver mais de Geral