transito
Geral

Projeto de associado do Sicredi conquista premiação internacional voltada para jovens cooperativistas

Iniciativa que estimula a agricultura familiar e a produção de alimentos sustentáveis foi reconhecida no maior evento do cooperativismo de crédito do mundo.

30 Jul 2020 - 11h32Por Da Redação

Com projeto que busca incentivar a agricultura familiar e a produção de alimentos sustentáveis, o associado do Sicredi, Vinícius Mattia, 26, conquistou reconhecimento internacional no WYCUP – World Council Young Credit Union People, programa que tem o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e que premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no Cooperativismo de Crédito. O reconhecimento foi concedido na manhã desta quarta-feira, 22, durante o primeiro dia do Fórum WYCUP, que este ano ocorre de maneira virtual até o dia 24 de julho.

“Com o projeto eu busquei evidenciar a importância da agricultura familiar na produção de alimentos no Brasil e no mundo, em especial para as crianças nas escolas, e como as ações de jovens, ainda que pequenas, podem impactar as comunidades locais. Ser o primeiro associado do Sicredi a ganhar um prêmio no WYCUP é o início de uma grande trajetória como jovem líder. Espero poder inspirar outros a seguirem o mesmo caminho, gerando transformações em suas comunidades e tendo engajamento global”, afirmou Mattia, que é associado e membro do Comitê Jovem da Sicredi do Vale do Piquiri PR/SP.

O projeto desenvolvido por ele, Agricultura Familiar e Alimentos Sustentáveis, ficou entre as três melhores iniciativas apresentadas na edição do WYCUP deste ano. Como prêmio, Vinícius Mattia ganhou uma bolsa de estudos que inclui a participação na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito de 2021, que será realizada na Escócia.

Na edição do WYCUP deste ano, o Sicredi concorreu também com outros seis cases. As iniciativas foram lideradas por colaboradores e associados em municípios do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e uma delas no Haiti, país do Caribe. Os projetos tiveram foco em temas como participação dos jovens no Cooperativismo de Crédito, no relacionamento das cooperativas com a comunidade local com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, educação financeira, agricultura familiar, empoderamento feminino, entre outros.

Participação relevante:

Antes do anúncio dos vencedores das bolsas de estudos no WYCUP 2020, o Sicredi já vinha marcando presença de maneira relevante no primeiro dia de evento, que contou com a participação de centenas de profissionais cooperativistas de todo o mundo.

Já na abertura, Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro recém-reeleito do Woccu ressaltou o trabalho de fomento às jovens lideranças que o Woccu tem realizado e o foco que o Sicredi tem dado a esse tema.

“Esse é um programa que nós no Sicredi estimulamos fortemente há mais de uma década e desde o ano passado passamos a contar também com a participação de associados, integrantes dos comitês jovem, além dos colaboradores. A partir desse trabalho, estamos formando jovens lideranças com visão de futuro e que vão por muitos anos colaborar com a sustentabilidade das cooperativas de crédito e perenidade desse modelo”, afirmou.

Outro destaque da participação do Sicredi no evento foi Gisele Gomes, associada do Sicredi, membra do Steering Committee do WYCUP e Embaixadora da Global Women Leadership Network, que fez uma apresentação no painel “Institucionalização da Inclusão, Legado de ex-Alunos e Engajar, Inspirar e Conectar”. Para ela, a interseccionalidade da inclusão racial e de gênero precisa ser diariamente trabalhada para eliminar barreiras a pessoas normalmente excluídas socialmente. “Precisamos fazer um exercício diário em nosso dia a dia para ler, ouvir e receber opiniões de pessoas diferentes de nós”, comentou.

Sobre o Sicredi 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá

Até agora, sete mil pessoas se inscreveram. São seis editais com um total de 85 cargos, em várias áreas de atuação, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior
Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Geral