GNet
Epagri

Projeto da Epagri é reconhecido pela ONUpara Alimentação e Agricultura

29 Fev 2016 - 14h54

É o Reprotec (Rede de Propriedades de Referência Tecnológicas), implantado em 2012 inicialmente em seis propriedades de referência nos municípios de maior rebanho de bovinos de corte da região com o objetivo de aumentar os índices produtivos da atividade e a rentabilidade das propriedades.


Os coordenadores do projeto, Cassiano Eduardo Pinto e Newton Borges da Costa Junior (respectivamente pesquisador e extensionista da Epagri), atribuem essa conquista ao paradoxo que a sociedade contemporânea vive e que foi desenvolvido no Reprotec: atuar com a possibilidade de preservação ambiental e produtividade, ofertando à sociedade proteína nobre - que é a carne vermelha - sem se descuidar da conservação da diversidade vegetal, do solo e da água, promovendo o sequestro de carbono por meio do correto manejo das pastagens naturais e pastagens cultivadas.

O Reprotec está levando aos pecuaristas familiares a aplicação, pela extensão, do conhecimento desenvolvido pela pesquisa da Epagri, cujas ações são desenvolvidas para as condições da região. Os resultados obtidos nesses quatro anos de execução mostram que é possível dobrar a produção de terneiros nas propriedades dedicadas à cria e produzir mais de 670kg de peso vivo/ha de novilhos, abatendo animais com qualidade de acabamento, maciez, suculência e constância de oferta de carne no mercado consumidor.

As propriedades de referência estão nos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Painel, Lages, Capão Alto e São José do Cerrito e Palmeira. Todas servem como unidades didáticas para difundir as ações do projeto e mostrar os resultados por meio de dias de campo, palestras, excursões e visitas, eventos que já atenderam mais de cinco mil pessoas.


A FAO é uma organização que atua para a erradicação da fome no mundo para o progresso econômico e social e para a gestão e utilização sustentáveis dos recursos naturais para benefício das gerações presentes e futuras. É uma organização que atua como um fórum neutro, reunindo 191 países membros mais a Comunidade Europeia.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral