dengue
Epagri

Projeto da Epagri é reconhecido pela ONUpara Alimentação e Agricultura

29 Fev 2016 - 14h54

É o Reprotec (Rede de Propriedades de Referência Tecnológicas), implantado em 2012 inicialmente em seis propriedades de referência nos municípios de maior rebanho de bovinos de corte da região com o objetivo de aumentar os índices produtivos da atividade e a rentabilidade das propriedades.


Os coordenadores do projeto, Cassiano Eduardo Pinto e Newton Borges da Costa Junior (respectivamente pesquisador e extensionista da Epagri), atribuem essa conquista ao paradoxo que a sociedade contemporânea vive e que foi desenvolvido no Reprotec: atuar com a possibilidade de preservação ambiental e produtividade, ofertando à sociedade proteína nobre - que é a carne vermelha - sem se descuidar da conservação da diversidade vegetal, do solo e da água, promovendo o sequestro de carbono por meio do correto manejo das pastagens naturais e pastagens cultivadas.

O Reprotec está levando aos pecuaristas familiares a aplicação, pela extensão, do conhecimento desenvolvido pela pesquisa da Epagri, cujas ações são desenvolvidas para as condições da região. Os resultados obtidos nesses quatro anos de execução mostram que é possível dobrar a produção de terneiros nas propriedades dedicadas à cria e produzir mais de 670kg de peso vivo/ha de novilhos, abatendo animais com qualidade de acabamento, maciez, suculência e constância de oferta de carne no mercado consumidor.

As propriedades de referência estão nos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Painel, Lages, Capão Alto e São José do Cerrito e Palmeira. Todas servem como unidades didáticas para difundir as ações do projeto e mostrar os resultados por meio de dias de campo, palestras, excursões e visitas, eventos que já atenderam mais de cinco mil pessoas.


A FAO é uma organização que atua para a erradicação da fome no mundo para o progresso econômico e social e para a gestão e utilização sustentáveis dos recursos naturais para benefício das gerações presentes e futuras. É uma organização que atua como um fórum neutro, reunindo 191 países membros mais a Comunidade Europeia.

Matérias Relacionadas

Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Benefício é acessado pelo site e de forma gratuita
INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade
Geral

Filme "A Mãe do Ano" é gravado nos espaços da SCAR

Desde o dia 30 de março, acontecem as gravações do filme nos teatros, corredores e salas de aula da SCAR, tanto na sede, quanto na unidade da SCAR na Praça. O filme conta também com a participação de alunos e profissionais do Centro Cultural
Filme "A Mãe do Ano" é gravado nos espaços da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (16).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Descarte irregular de lixo é flagrado em matagal em Nereu Ramos

No meio da vegetação é possível ver pedaços de um televisor, de imóveis e outros entulhos
 Descarte irregular de lixo é flagrado em matagal em Nereu Ramos
Ver mais de Geral