Geral

Programação alusiva ao Dia Mundial da Água prossegue no sábado, dia 14

Uma das ações será o plantio de 110 mudas de árvores nativas frutíferas na margem direita do Rio Jaraguá, ao lado da ERAT Figueira, na Rua Rinaldo Bogo

13 Mar 2020 - 06h00Por Da Redação
Programação alusiva ao Dia Mundial da Água prossegue no sábado, dia 14 -

Prossegue neste fim de semana as ações alusivas ao Dia Mundial da Água, desenvolvidas pelo Samae de Jaraguá do Sul. As atividades iniciaram no último dia 7, com a presença do Samae Móvel na Praça Ângelo Piazera, onde foram prestados atendimentos e orientações por meio da unidade volante. Neste sábado (14), duas atividades estão programadas.

A partir das 9h, o Samae abre suas portas para a visitação da comunidade. Durante a visita guiada, a população conhecerá a ETA Central, uma das estações de tratamento de água mais modernas do Brasil, como funciona o sistema de tratamento de água, bem como o Espaço de Memória, onde está guardado um pouco da história do saneamento básico do município de Jaraguá do Sul. As pessoas interessadas em conhecer o Samae podem entrar em contato com a autarquia pelo telefone 2106-9100 ou pelo e-mail: gestaoambiental@samaejs.com.br e garantir a sua vaga, gratuitamente. 

A outra ação será o plantio de 110 mudas de árvores nativas frutíferas na margem direita do Rio Jaraguá, ao lado da ERAT Figueira, na Rua Rinaldo Bogo. O local está recebendo o paisagismo e a mudas plantadas servirão para recompor a mata ciliar naquele trecho da margem do rio.

CONTINUIDADE 

E por falar em mudas nativas, os clientes que compareceram à sede do Samae para atendimento na área comercial entre os 16 e 20 de março, receberão uma muda de árvore nativa.
Para o dia 21 de março (sábado), está prevista a limpeza do Rio Itapocu, ação que terá como parceiro o Clube de Canoagem Kentucky. Desta vez, o trecho escolhido contempla uma área de pouco mais de dez quilômetros, iniciando na Ponte Alberto Bauer (Nereu Ramos) e finalizando na sede do Clube de Canoagem, ao lado da Ponte Maria Moser Grubba, que liga os bairros Centro e Czerniewicz. A última ação deste tipo aconteceu em junho do ano passado, com saída na sede do Samae até o Clube de Canoagem, resultando no recolhimento de uma tonelada de entulhos do leito do rio.

O ponto alto da programação está reservado para o Dia Mundial da Água – 22 de março –, na Via Verde, Bairro Ilha da Figueira. Às 8h, em frente à Praça do Samae, será dada a largada da 1ª Water Run, promovida pelas associações Arsam e Acorjs. A corrida de rua do Dia Mundial da Água deve reunir mais de 300 corredores e oferece opções de quatro ou oito quilômetros e kids. Para esta última modalidade, as inscrições podem ser feitas no local. Já para os corredores de quatro e oito quilômetros é necessário fazer as inscrições com os organizadores. O trajeto será feito na sua maioria pela Via Verde. Para quem quiser participar, mas não pretende competir na Water Run, será feita uma caminhada no mesmo percurso, e no mesmo horário, sendo que não precisa fazer inscrição.

O Samae Móvel estará presente na Via Verde durante o domingo (22), levando orientações e promovendo o recadastramento de clientes, desenvolvendo atividades de educação ambiental. Outras entidades participarão, como a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, que fará a distribuição de mudas gratuitamente e a Gang dos Patinhas, que fará uma feira de adoção de animais. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul também é parceira no evento e levará atividades de lazer e brinquedos infláveis para as crianças. Também haverá food trucks à disposição.

Matérias Relacionadas

Geral

Criminosos usam grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá para aplicar golpe

A Rádio Jaraguá reforça que não solicita código de acesso para entrar nos grupos, nem confirmação de e-mail, nem SMS ou algo do tipo.
Criminosos usam grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá para aplicar golpe
Geral

Fujama faz soltura de gato-maracajá resgatado em Schroeder

O animal foi resgatado depois de ter entrado num galinheiro de uma propriedade no Bairro Schroeder I e matado cinco galinhas.
Fujama faz soltura de gato-maracajá resgatado em Schroeder
Geral

Presidente do Instituto explica sobre cobrança na Chiesetta Alpina

Local está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Presidente do Instituto explica sobre cobrança na Chiesetta Alpina
Geral

Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá

A primeira alteração é no valor das passagens que sofrerá uma redução no valor da compra antecipada, baixando de R$ 4,60 para R$ 3,94
Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá
Ver mais de Geral