Educação
Programa SC Alfabetizada quer atingir neste ano pelo menos 10 mil dos 200 mil analfabetos que vivem no Estado
Até o dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Programa Santa Catarina Alfabetizada. O Estado tem cerca de 200 mil analfabetos com mais de 15 anos. A meta para 2013 é matricular pelo menos 10 mil pessoas que não sabem ler e nem e escrever. Elisabete Paixão, gerente de educação de jovens e adultos da secretaria de estado da educação destaca que embora o número seja alto, Santa Catarina ainda tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país:
[jwplayer mediaid="65304"]
O prazo de 19 de fevereiro é para matricula de alunos e também credenciamento para professores alfabetizadores e coordenadores de turmas. Elisabete Paixão explica que o trabalho de divulgação do Programa Santa Catarina Alfabetizada e de mobilização das pessoas para participar do curso será feito nas Regionais:
[jwplayer mediaid="65302"]
Cerca de 40% dos analfabetos em Santa Catarina são de pessoas com mais de 60 anos de idade, uma faixa etária mais complicada de se motivar a ir para a escola aprender a ler e escrever nessa altura da vida. A professora destaca:
[jwplayer mediaid="65306"]
As aulas do Santa Catarina alfabetizada duram oito meses e são ministradas duas vezes por semana. Depois dessa primeira etapa de alfabetização básica o aluno pode dar continuidade aos seus estudos. Segundo a Secretaria de Educação, 40% optam pela continuar na escola. Para quem tiver interesse em ser professor alfabetizador é oferecido bolsas que variam de R$ 400 R$ 450.
JOTA SANTOS
Matérias Relacionadas
Geral
Festival Nossa História movimenta Jaraguá do Sul e região neste fim de semana
O evento promete reunir milhares de pessoas em uma grande celebração da cultura, história e tradição jaraguaense

Geral
Fim de semana com tempo bom e queda acentuada de temperatura a partir de segunda-feira

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Cápsula do tempo enterrada em 1976 é aberta nas comemorações dos 150 anos de Jaraguá do Sul
A "capsula do tempo", enterrada há 50 anos, foi aberta na manhã desta sexta-feira, em uma solenidade histórica e cheia de significado

