CMJS - Agosto
Educação

Programa SC Alfabetizada quer atingir neste ano pelo menos 10 mil dos 200 mil analfabetos que vivem no Estado

04 Fev 2013 - 17h53

Até o dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Programa Santa Catarina Alfabetizada. O Estado tem cerca de 200 mil analfabetos com mais de 15 anos. A meta para 2013 é matricular pelo menos 10 mil pessoas que não sabem ler e nem e escrever. Elisabete Paixão, gerente de educação de jovens e adultos da secretaria de estado da educação destaca que embora o número seja alto, Santa Catarina ainda tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país:

[jwplayer mediaid="65304"]

O prazo de 19 de fevereiro é para matricula de alunos e também credenciamento para professores alfabetizadores e coordenadores de turmas. Elisabete Paixão explica que o trabalho de divulgação do Programa Santa Catarina Alfabetizada e de mobilização das pessoas para participar do curso será feito nas Regionais:

[jwplayer mediaid="65302"]

Cerca de 40% dos analfabetos em Santa Catarina são de pessoas com mais de 60 anos de idade, uma faixa etária mais complicada de se motivar a ir para a escola aprender a ler e escrever nessa altura da vida. A professora destaca:

[jwplayer mediaid="65306"]

As aulas do Santa Catarina alfabetizada duram oito meses e são ministradas duas vezes por semana. Depois dessa primeira etapa de alfabetização básica o aluno pode dar continuidade aos seus estudos. Segundo a Secretaria de Educação, 40% optam pela continuar na escola. Para quem tiver interesse em ser professor alfabetizador é oferecido bolsas que variam de R$ 400  R$ 450.

JOTA SANTOS