samae/schtuzen
Educação

Programa SC Alfabetizada quer atingir neste ano pelo menos 10 mil dos 200 mil analfabetos que vivem no Estado

04 Fev 2013 - 17h53

Até o dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Programa Santa Catarina Alfabetizada. O Estado tem cerca de 200 mil analfabetos com mais de 15 anos. A meta para 2013 é matricular pelo menos 10 mil pessoas que não sabem ler e nem e escrever. Elisabete Paixão, gerente de educação de jovens e adultos da secretaria de estado da educação destaca que embora o número seja alto, Santa Catarina ainda tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país:

[jwplayer mediaid="65304"]

O prazo de 19 de fevereiro é para matricula de alunos e também credenciamento para professores alfabetizadores e coordenadores de turmas. Elisabete Paixão explica que o trabalho de divulgação do Programa Santa Catarina Alfabetizada e de mobilização das pessoas para participar do curso será feito nas Regionais:

[jwplayer mediaid="65302"]

Cerca de 40% dos analfabetos em Santa Catarina são de pessoas com mais de 60 anos de idade, uma faixa etária mais complicada de se motivar a ir para a escola aprender a ler e escrever nessa altura da vida. A professora destaca:

[jwplayer mediaid="65306"]

As aulas do Santa Catarina alfabetizada duram oito meses e são ministradas duas vezes por semana. Depois dessa primeira etapa de alfabetização básica o aluno pode dar continuidade aos seus estudos. Segundo a Secretaria de Educação, 40% optam pela continuar na escola. Para quem tiver interesse em ser professor alfabetizador é oferecido bolsas que variam de R$ 400  R$ 450.

JOTA SANTOS

Matérias Relacionadas

Geral

Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul

Todos os pavilhões praticamente lotaram neste sábado (8). O clima agradável e as muita atrações atraíram os visitantes.
Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas
 Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Geral

Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)

Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Ver mais de Geral