Joaçaba Pneus
Geral

Programa Saco Verde entre as melhores práticas de SC

Projetos será apresentado no Fórum Catarinense das Boas Práticas Lixo Zero, que acontecerá em Florianópolis, nesta sexta-feira (11)

10 Jun 2021 - 17h35Por Janici Demetrio
Programa Saco Verde entre as melhores práticas de SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O programa “Saco Verde”, criado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e que está sob os cuidados do Samae local, foi escolhido como um dos oito melhores projetos de boas práticas na área de gestão municipal de resíduos, em Santa Catarina, e será apresentado no Fórum Catarinense das Boas Práticas Lixo Zero, que acontecerá em Florianópolis, nesta sexta-feira (11).

O evento é da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, e tem como principal objetivo discutir, mapear e promover as boas práticas do estado catarinense, demonstrando aos cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança. Serão abordados temas como tendência e inovação, conscientização e educação, redução e reuso, reciclagem e compostagem.

Programa Saco Verde

O Samae de Jaraguá do Sul assumiu a gestão dos resíduos sólidos em 2018, e desde então, desenvolve práticas para aumentar o índice de reciclagem no município. O programa “Saco Verde” consiste na distribuição de sacos plásticos para o armazenamento de material reciclado. Tendo como objetivo principal fomentar, estimular e incentivar a reciclagem, fazendo com que a população separe corretamente os seus resíduos, destinando os materiais recicláveis à coleta seletiva. A distribuição dos sacos verdes é feita a cada cinco semanas com a entrega de cinco unidades por residência.

Atualmente, 92% dos jaraguaenses dizem separar os materiais recicláveis em casa, segundo pesquisa recente. Tal postura resultou em um índice que varia de 26% a 30% de reciclagem na cidade, o que considerado um dos maiores índices do Brasil.

São distribuídos 200 mil sacos por mês e 120 famílias vivem diretamente da reciclagem, por meio de 12 cooperativas conveniadas. Em 2021, a expectativa do Samae é recolher mais de oito mil toneladas de material reciclável.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, o município ser reconhecido por boas práticas é motivo de comemoração.

“Participar de um evento como esse (Fórum Lixo Zero) é muito gratificante. O fato de outros municípios nos procurarem para saber mais sobre como estamos tratando da reciclagem em Jaraguá do Sul, é sinal de que estamos no caminho certo”, disse.

O Samae de Jaraguá do Sul é uma das poucas empresas de saneamento do país a atuar com resultados expressivos nas quatro vertentes do saneamento básico: tratamento de água, tratamento de esgoto, drenagem e resíduos sólidos (lixo). Segundo o diretor presidente da autarquia, Ademir Izidoro, levar informações sobre esse tema (resíduos sólidos) à um Fórum importante como esse, é da mais alta relevância.

“Encontrar alternativas para o aproveitamento dos resíduos é tão importante quanto tratar a água esgoto de uma cidade”, avalia.

O Fórum Catarinense Municípios Lixo Zero é um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021, em Brasília, onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas, juntamente de exemplos internacionais.

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral