Reciclagem

Programa estimula destinação correta do óleo de cozinha

19 Set 2012 - 20h23

Um ato corriqueiro de muitas donas de casa pode contribuir e muito para a devastação do meio ambiente. Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos com o comprometimento dos recursos naturais e danos à natureza. Através desta visão, sócio ambiental o Núcleo de Postos de Combustíveis da ACIJS-APEVI de Jaraguá do Sul, desenvolveu o projeto Óleo Útil, que neste mês de setembro completa um ano.  Com o objetivo de recolher o material descartado pela comunidade para que tenha destinação adequada. Desde que a campanha teve início, em setembro do ano passado, o volume cresceu com a participação de restaurantes ligados ao Núcleo de Gastronomia ACIJS-APEVI, responsáveis pela coleta de aproximadamente quinhentos litros por mês.


Participam da campanha 27 postos de combustíveis e 12 restaurantes ligados ao Núcleo de Gastronomia, e mais outros quatros locais, totalizando 43 pontos de coleta. E já foram arrecadados 10 mil litros, alcançando a meta inicial. Todo o óleo é recolhido pela empresa Restióleo e enviado para várias cidades como Curitiba, Francisco Beltrão, Chapecó, entre outras cidades, onde o resíduo é transformado em massa de colar vidro e ração animal.

Em comemoração, no próximo domingo, dia 23, o Núcleo dos Postos de Combustíveis estará participando da Ação Comunitária Weg, mostrando o resultado do programa e orientando a comunidade sobre o destino correto do óleo de cozinha. E às 11h30 será plantada aos arredores da Arena Jaraguá, uma muda de árvore simbolizando a ação. A ideia do programa é educar e conscientizar a população na destinação correta do óleo de cozinha e com isso devolver para a natureza em forma de plantação de mudas de árvores nativas, em parceria com a ONG Anghusa, de Timbó, responsável pela doação das árvores e a Fujama e Biovita que ficam encarregadas pelo projeto de engenharia, na qual determinam uma área propícia para o cultivo.

Segundo informações do coordenador do Núcleo, Sérgio Seefeld, 38% do óleo recolhido vem através da comunidade e os outros 62% são dos restaurantes.  "Nosso trabalho sempre foi envolver mais a comunidade, com o objetivo de recolher o óleo, educar e devolver a natureza em forma de plantio de árvores", explica.

Programa em forma de teatro

As crianças também foram envolvidas no projeto, mas de uma forma bem humorada e divertida, por meio de espetáculo da companhia Teatro UM, de Joinville, levando para as escolas a conscientização quanto à importância dreciclagem do óleo. Já foram realizadas 100 apresentações em 33 escolas de Jaraguá do sul e 10 escolas Guaramirim. Segundo o coordenador do teatro, Luis Carlos Silva Júnior, a intenção foi de veicular a campanha entre as crianças. "Foi uma maneira de conscientizar os alunos e mostrar que os postos de combustíveis estão a favor da natureza", enfatiza.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral