dengue 2
Saúde

Programa de Saúde Bucal nas creches muda índice de cárie

19 Out 2015 - 16h38

Ágatha, quatro anos, está acostumada a deitar na maca do ambulatório do centro de educação infantil do João Pessoa, abrir a boca e ter os dentes examinados pela “tia Nanci”. Depois de escovar os dentes na manhã desta segunda-feira (19), ela e os colegas foram encaminhados pela técnica de enfermagem da creche para o exame da boca e dos dentes. Esse exame é feito em todos os centros municipais de educação infantil, a cada três meses, pela odontopediatra da rede municipal de saúde, Nanci Mara Voigt Batalha.

A visita da odontopediatra na creche, o exame clínico, a higiene bucal e a aplicação tópica de flúor fazem parte do Programa Municipal de Prevenção em Saúde Bucal aplicado nos CMEIs de Jaraguá do Sul, para crianças de zero a seis anos de idade. O programa foi implantado no município em 1995, há 20 anos, pelo odontopediatra Luís Fernando Medeiros e é referência no País. O projeto é determinante para a diminuição do índice de cárie entre as crianças jaraguaenses. Em 1996, o município tinha 20% das crianças de zero a três anos – matriculadas na creche – com cárie. No ano passado, o mesmo índice medido pela odontopediatra Nanci foi de 4,88% das crianças examinadas, ou seja, apenas um quarto do número anterior.

O programa de saúde bucal nas creches tem como principais objetivos a atenção precoce (quatro a seis meses), a manutenção da saúde bucal e a determinação e o controle dos fatores de risco da criança. Com instrumentos simples e de baixo custo, como espátulas de madeira, abaixador de língua, cotonete, lanterna, luva, gaze e flúor, o serviço consegue economizar milhares de reais em tratamentos de saúde bucal que seriam necessários no futuro, caso a prevenção e a sensibilização não acontecesse desde a primeira infância.

Há ainda um trabalho fundamental para a sensibilização dos profissionais da creche, das crianças e dos pais, realizado por uma técnica em saúde bucal, Karoline Borges Rodrigues, desenvolve no próprio ambiente das crianças atividades educativas, palestras e escovação supervisionada. “O trabalho em equipe é o segredo. Contamos com profissionais conscientizados sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e também com famílias sensibilizadas. Por isso, temos os números que temos”, afirma Nanci.


Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral