secel
Programa de inclusão digital

Programa de inclusão digital beneficia estudantes da rede estadual

28 Out 2016 - 10h32
Foram entregues 35 máquinas totalmente restauradas e com aplicativos do sistema operacional Linux (software livre) para auxílio nas atividades escolares. Outros 15 computadores serão destinados a escolas para serem utilizados em bibliotecas e nas atividades administrativas.

Michael Eberle Siemeintcoski, diretor regional do SENAI, explica que os equipamentos são recondicionados por professores e alunos do curso de aprendizagem em suporte e manutenção de computadores como parte da atividade de formação.

“É um projeto que permite aos alunos desempenharem uma atividade pedagógica que ao mesmo oportuniza a inserção social a jovens da comunidade”, explica. Desde que a parceria teve início, em 2010, já foram repassados a estudantes da região 721 computadores, todos doados por pessoas físicas e empresas e restaurados pelos alunos do SENAI. Uma das empresas participantes é a WEG, que tem feito a maior parte das doações de equipamentos porque mantém uma constante atualização de tecnologia de informação em suas atividades.

Segundo Roberto Baumgartel, professor do curso, o equipamento oferece todas as condições de uso didático e também beneficia as famílias com o uso para outros fins além da pesquisa escolar. “São máquinas completamente atualizadas em com garantia de funcionamento, e permitem ao aluno realizar todas as pesquisas já que os aplicativos são legalizados”, explica.

“Eu fazia todos os meus trabalhos escolares na casa de uma prima, mas a gente sabe que isto acaba sempre sendo um incômodo. Agora, com meu próprio computador tenho mais autonomia e mais agilidade”, comenta satisfeito Eduardo Hisi Berti, de 15 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Teresa Ramos, de Corupá. Para o jovem, a doação representa muito porque o pai, trabalhador autônomo, e a mãe, que perdeu o emprego há pouco tempo, não têm condições de comprar um computador para ele outros 3 irmãos em idade escolar.

O secretário executivo da ADR Leonel Pradi Floriani destacou a parceria da gerência de educação, destacando que o governo do estado tem interesse em multiplicar a iniciativa surgida em Jaraguá do Sul. “Há uma disposição do governo do estado de que esta seja uma ação estadual e com isto beneficiar outros municípios”, afirma.

Célio Bayer, vice-presidente da FIESC no Vale do Itapocu, garantiu que o assunto será levado à coordenação estadual do Movimento Santa Catarina pela Educação para ser estendido a outras regiões com o envolvimento do SENAI no estado. “É um projeto que merece ser multiplicado não somente pelo seu caráter educacional, mas também pela importância para a sustentabilidade ambiental”, observou Bayer.

O programa reúne como parceiros, além da ADR e SENAI, instituições e entidades como o Poder Judiciário, através do Juizado Especial, CDL, Católica SC, Uniasselvi/Fameg, ABNV, 14º BPM, Fujama, Associação Jaraguaense de Recicladores, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, e a empresa WEG.

 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral