Geral
Professores se preparam para a volta às aulas em Jaraguá
Na quarta-feira, professores do ensino fundamental aos anos finais (6º ao 9º ano) assistiram palestra sobre neurociência aplicada à educação, com o mestre Alexandre Paim de Oliveira.
Também na quarta-feira (1º) os professores discutiram o funcionamento do ano letivo em cada disciplina. Conforme o diretor de ensino da Secretaria de Educação, Antonio de Souza Júnior, neste ano, professores do ensino fundamental e professores da educação infantil estarão mais próximos, com formações que integrarão mais os dois segmentos.
O palestrante Alexandre Paim de Oliveira explicou aos professores dos anos finais que o conhecimento de como o cérebro funciona auxilia na preparação da aula, na abordagem com os alunos, na elaboração das avaliações, enfim, em todo o processo de ensino e aprendizagem.
Alguns pontos importantes destacados pelo professor:
-O aluno precisa rever o conteúdo em casa no mesmo dia em que o aprendeu na escola, pois 54% do conteúdo é lembrado após 1 dia
35%, após 7 dias, 21%, após 14 dias e apenas 8% após 21 dias.
-Precisa dormir bastante e profundamente para fixar o conteúdo na memória
-Criar o hábito de estudar todos os dias e não só na véspera da prova
-Professor deve iniciar o conteúdo por aqueles itens mais interessantes e envolventes para os alunos
-Tudo o que é passado com emoção, é gravado mais facilmente pelo cérebro
-Antes de passar o conteúdo, apresentar no quadro alguns pontos e perguntar com o que eles concordam e com o que eles não concordam. Ex.: Língua Portuguesa. Acentuação. Biquíni. Vai acento? Não vai acento?
Após criar a dúvida nos alunos, cria-se a vontade de aprender
-Não se pode passar um conteúdo em apenas uma aula. O conteúdo precisa ser repetido em várias aulas. Um estudo mostrou que são necessárias 27 repetições para que um assunto seja gravado na memória (incluindo os estudos em casa).