vacina
Educação

Diretores procuram Acijs para mediar conflito

28 Mar 2017 - 01h01
 


Na noite desta segunda-feira (27), diretores de escolas procuraram o presidente do centro empresarial de Jaraguá do Sul, Giuliano Donini, para que interceda junto ao prefeito Antídio Lunelli, e o convença a não reenviar o projeto do triênio para a Câmara, reveja a forma de desconto das horas - levando em consideração que há outras categorias no sistema de educação -, e reconsidere o corte do vale alimentação para a faixa que atinge a maioria dos professores, (a grande maioria recebe acima de R$ 2,5 mil por mês). Com essas medidas, os educadores garantem que a categoria retornaria ao trabalho, encerrando a greve. Os diretores também sugeriram montar uma comissão, para juntos, encontrarem outras maneiras de contornar a crise financeira do município. Os educadores disseram ainda que não há dados claros sobre o quanto a educação pesa no orçamento do município. "Sabemos que hoje, 90% do dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), é usado para pagar salários", disse um dos diretores. Os professores estão preocupados com uma possível volta ao trabalho, sem motivação. "Não haveria mais adesão a feiras e projetos que sempre foram destaque no município", argumentou uma diretora. De acordo com Sirlei Schappo, se a greve se prolongar mais uma semana, as férias de julho não será suficiente para fechar as 200 horas do ano letivo. "Provavelmente teremos que avançar o mês de fevereiro", disse.



Os professores ouviram do presidente da Acijs, que a entidade não irá fazer o papel de mediadora desse conflito, sendo tal atribuição, da Câmara de Vereadores. E que muito provavelmente aquilo que já foi aprovado e sancionado, dificilmente será cancelado. Mas se comprometeu em avaliar os dados relativos ao setor do ponto de vista econômico, para ter uma posição mais técnica sobre o assunto. Os temas que ainda não foram definidos também podem ser analisados em conjunto. "Não vamos é entrar nessa discussão sobre quem está certo ou errado. Não nos compete fazer isso", completou Donini.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral