Premix Concreto
Remuneração

Professores continuam tendo pior salário entre as profissões com graduação

21 Mai 2012 - 17h54

Segundo dados do último Censo, do IBGE, o salário dos professores da educação básica no Brasil registrou, na década passada, ganhos acima da média dos demais profissionais com nível superior, fazendo encurtar a distância entre esses dois grupos. O avanço, porém, foi insuficiente para mudar um quadro de trágicas consequências para a qualidade do ensino: o magistério segue sendo a carreira de pior remuneração no país.A renda média de um professor do ensino fundamental equivalia, no ano 2000, a 49% do que recebiam os demais trabalhadores também com nível superior. Uma década depois, esta relação aumentou para 59%. Entre professores do ensino médio, a variação foi de 60% para 72%. Para o secretário de Educação de Jaraguá, Silvio Celeste, essa é uma realidade bastante preocupante. Ele reforça que o salário pago aos professores no município é o melhor do Estado, porém, é taxativo ao afirmar que um país deve saber o que quer e que a educação é a única maneira de promover a transformação necessária.

[jwplayer mediaid="75292"]

Para Silvio Celeste, além de um bom salário, é preciso desenvolver políticas que valorizem a produtividade. Para ele, tratar desiguais de maneira igual é um erro que vem sendo repetido no setor.

[jwplayer mediaid="75294"]

A má remuneração aos professores traz consequências  sérias a longo prazo. Estudos comprovam que a carreira de magistério vem sendo descartada pelos melhores alunos do ensino fundamental e médio. Para atrair os melhores profissionais, é preciso pagar um bom salário e isso


é o que vem acontecendo em Jaraguá, segundo Silvio Celeste, onde o último concurso público atraiu mais de cinco mil pessoas.

[jwplayer mediaid="75290"]

Em Jaraguá do Sul, o menor salário pago a um professor, que trabalha 40 horas semanais, é de R$ 2.500, já na rede estadual em Santa Catarina, o mínimo é de R$1.451, só garantido pela categoria depois de uma extensa briga judicial.

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Geral

Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal

Não houve vítimas, apenas danos materiais
Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal
Geral

Temporal provoca queda de árvore em Corupá

Com a queda, pelo menos dois postes da Rua Francisco Mees, no bairro XV de Novembro, foram danificados
Temporal provoca queda de árvore em Corupá
Ver mais de Geral