Séculus
Católica SC

Professor será homenageado pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 3

02 Dez 2015 - 17h22

O professor da Católica de Santa Catarina e diretor do JaraguaTec (Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas de Jaraguá do Sul), Victor Danich, será homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quinta-feira, 3, a partir das 19h.


A solenidade ocorrerá durante a sessão especial “Em Defesa da Democracia”, que lembra os 36 anos da “Novembrada” – movimento organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que reuniu, no dia 30 de novembro de 1979, mais de quatro mil pessoas na capital catarinense em protesto contra o regime militar e pela retomada da democracia no Brasil. A sessão especial foi proposta pelo deputado Cesar Valduga.

Nascido na Argentina, Danich é morador de Jaraguá do Sul há 18 anos. Na década de 1970, foi militante da Juventude Universitária Peronista, organização de esquerda ligada ao Partido Autêntico, do presidente argentino Héctor José Cámpora.

Danich foi perseguido durante a Ditadura Argentina, que durou de 1975 a 1983 e deixou mais de 30 mil desaparecidos políticos. Em 1975, sofreu um atentado por parte de um grupo paramilitar quando ocupava o cargo de presidente do Centro Acadêmico da Universidade Federal de Santa (sede Tartagal), obrigando-o a sair da universidade. Em 1976, foi sequestrado por um grupo de tarefas do regime militar na cidade de Rosário e libertado duas semanas depois, com a advertência para sair do país. Com isso, Danich exilou-se no Brasil em fevereiro de 1977.

Entre 1977 e 1985, foi voluntário na Comissão de Justiça e Paz da arquidiocese de São Paulo junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para recebimento temporário de exilados políticos da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, durante a vigência da Operação Condor – aliança político-militar entre os vários regimes militares da América do Sul criada para coordenar a repressão a opositores das ditadoras nesses países.


Desde 1999, é colaborador e articulista de diversos jornais regionais em Santa Catarina, com temas relacionados a críticas ao pensamento neoliberal, além da defesa de políticas públicas de justiça e inserção social. É palestrante da Escola de Governo e Cidadania da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e do Programa de Desenvolvimento Humano (PDH) da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Victor Danich é sociólogo, engenheiro mecânico, especialista em antropologia social e mestre em engenharia da produção. Como diretor do JaraguaTec, anexo à Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, o professor atua no incentivo à criação de pequenos negócios por meio de desenvolvimento de tecnologia e inovação.
 

No dia 12 de novembro, Danich também recebeu o título de Cidadão Honorário de Jaraguá do Sul, durante sessão solene da Câmara de Vereadores do município. O objetivo da solenidade é destacar pessoas que tiveram atuação relevante na cidade.

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral