GNet
Produção agrícola

Produção agrícola Brasileira cresceu 8,1% em 2014

09 Nov 2015 - 13h38

O agronegócio movimentou mais de 251 bilhões de reais no ano passado. O resultado foi impulsionado pelo novo recorde de produção na safra de soja, que alcançou 86,8 milhões de toneladas no ano passado. 5 milhões a mais do que no ano anterior. Outras culturas que também apresentaram aumento na produção foram o algodão herbáceo com a produção chegando a 820 mil toneladas e o café que atingiu 45,34 mil toneladas. A safra de café somou 15,7 bilhões de reais, alta de 22,3 por cento em comparação com 2013, enquanto o algodão contabilizou 8,1 bilhões, aumento de 17,4 por cento. Por outro lado, a cana e o milho registraram queda nos preços.


Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, afirma que os bons resultados já eram esperados pelos produtores. “O resultado veio ao encontro do que a gente estava aguardando, mas é importante destacar a concentração dos 10 principais produtos agrícolas na formação do valor bruto de produção, se você pegar os 10 principais produtos, eles correspondem a 80 por cento do valor bruto de produção nacional. O principal destaque foi para o aumento da produção da soja em grão. Alguns produtos eles apresentaram queda que a gente já estava esperando, sim. No caso, um exemplo seria a cana de açúcar por conta da estiagem."

O município de São Desidério na Bahia registrou o melhor desempenho do País: produziu 2,3 bilhões reais, tendo o algodão herbáceo como principal produto. O segundo lugar no ranking ficou com o município de Sorriso em Mato Grosso, com 2,2 bilhões de reais, em produção impulsionada pela soja. A terceira posição foi de Sapezal também em Mato Grosso, com 1,9 bilhão reais, em produção de soja.

De acordo com Conchon, para este ano, a expectativa é de que a produção agrícola continue crescendo. Segundo ele, o dólar valorizado tem protegido a rentabilidade do produtor de soja contra a queda nos preços do grão nos mercados internacionais. “Por um lado, o dólar ta valorizando frente ao real, a gente tem que lembrar que os preços da soja no mercado internacional caíram, ou seja, a valorização do dólar frente ao real amorteceu a queda e a renda do produtor rural. Não foi uma coisa linear, de um para um, aumenta o dólar, aumenta a renda do produtor. Mas existe sim, um crescimento quando a gente compara esse resultado de 2014, publicado pelo IBGE, com as nossas expectativas para  os resultados de 2015, a CNA acompanha e projeta um crescimento na ordem de 5,5 e 5,6 por cento.”


Em 2014, o Sul respondeu por 28,5 por cento do valor total da produção agrícola, com a quantia de 71,5 bilhões de reais. Em seguida, veio o Sudeste com 27,5 por cento da produção e 69,2 bilhões de reais. O Centro-Oeste foi responsável por 25,5 por cento da produção e de 64,2 bilhões de reais. O Nordeste gerou 33,3 bilhões de reais, representando  13,3 por cento do total e, por último, a região Norte, foi responsável por 5,2 por cento da produção, com  valor total de 13 bilhões de reais. Em comparação com 2013, a produção aumentou 19,5% na Região Nordeste, 11,7% na Região Norte, 12,4% no Centro-Oeste, 4,2% no Sul e 3,1% no Sudeste.

Fonte: Agência do Rádio

GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Geral

Projeto da SCAR promove debates online com transmissão ao vivo sobre o universo da dança

As conversas, com transmissão ao vivo, passam pelo balé, jazz e pelas danças urbanas e acrobáticas
Geral

Guaramirim inicia três cursos gratuito

Medida beneficia população atendida pela Assistência Social do município
Guaramirim inicia três cursos gratuito
Ver mais de Geral