dengue 2
Produção agrícola

Produção agrícola Brasileira cresceu 8,1% em 2014

09 Nov 2015 - 13h38

O agronegócio movimentou mais de 251 bilhões de reais no ano passado. O resultado foi impulsionado pelo novo recorde de produção na safra de soja, que alcançou 86,8 milhões de toneladas no ano passado. 5 milhões a mais do que no ano anterior. Outras culturas que também apresentaram aumento na produção foram o algodão herbáceo com a produção chegando a 820 mil toneladas e o café que atingiu 45,34 mil toneladas. A safra de café somou 15,7 bilhões de reais, alta de 22,3 por cento em comparação com 2013, enquanto o algodão contabilizou 8,1 bilhões, aumento de 17,4 por cento. Por outro lado, a cana e o milho registraram queda nos preços.


Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, afirma que os bons resultados já eram esperados pelos produtores. “O resultado veio ao encontro do que a gente estava aguardando, mas é importante destacar a concentração dos 10 principais produtos agrícolas na formação do valor bruto de produção, se você pegar os 10 principais produtos, eles correspondem a 80 por cento do valor bruto de produção nacional. O principal destaque foi para o aumento da produção da soja em grão. Alguns produtos eles apresentaram queda que a gente já estava esperando, sim. No caso, um exemplo seria a cana de açúcar por conta da estiagem."

O município de São Desidério na Bahia registrou o melhor desempenho do País: produziu 2,3 bilhões reais, tendo o algodão herbáceo como principal produto. O segundo lugar no ranking ficou com o município de Sorriso em Mato Grosso, com 2,2 bilhões de reais, em produção impulsionada pela soja. A terceira posição foi de Sapezal também em Mato Grosso, com 1,9 bilhão reais, em produção de soja.

De acordo com Conchon, para este ano, a expectativa é de que a produção agrícola continue crescendo. Segundo ele, o dólar valorizado tem protegido a rentabilidade do produtor de soja contra a queda nos preços do grão nos mercados internacionais. “Por um lado, o dólar ta valorizando frente ao real, a gente tem que lembrar que os preços da soja no mercado internacional caíram, ou seja, a valorização do dólar frente ao real amorteceu a queda e a renda do produtor rural. Não foi uma coisa linear, de um para um, aumenta o dólar, aumenta a renda do produtor. Mas existe sim, um crescimento quando a gente compara esse resultado de 2014, publicado pelo IBGE, com as nossas expectativas para  os resultados de 2015, a CNA acompanha e projeta um crescimento na ordem de 5,5 e 5,6 por cento.”


Em 2014, o Sul respondeu por 28,5 por cento do valor total da produção agrícola, com a quantia de 71,5 bilhões de reais. Em seguida, veio o Sudeste com 27,5 por cento da produção e 69,2 bilhões de reais. O Centro-Oeste foi responsável por 25,5 por cento da produção e de 64,2 bilhões de reais. O Nordeste gerou 33,3 bilhões de reais, representando  13,3 por cento do total e, por último, a região Norte, foi responsável por 5,2 por cento da produção, com  valor total de 13 bilhões de reais. Em comparação com 2013, a produção aumentou 19,5% na Região Nordeste, 11,7% na Região Norte, 12,4% no Centro-Oeste, 4,2% no Sul e 3,1% no Sudeste.

Fonte: Agência do Rádio

Matérias Relacionadas

Geral

Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 

O sepultamento ocorre nesta terça-feira (23) no cemitério municipal de Guaramirim
Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Ver mais de Geral