GERAL

Procuradoria quer barrar novos registros de armas no Maranhão

23 Mai 2019 - 12h55Por Luiz Vassallo

O Ministério Público Federal no Maranhão, por meio da Procuradoria da República no município de Imperatriz, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que o Decreto 9785/2019 seja "suspenso integralmente e, da mesma forma, os atos decorrentes de seus efeitos" - mais especificamente a emissão de Certificado de Registro de Armas de Fogo (Craf) sem a análise prévia, específica, pessoal e individualizada do requisito legal de efetiva necessidade.

A Procuradoria avalia que o Decreto, de 7 de maio, que editou novo regulamento ao Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003), "altera, de forma ilegal e inconstitucional, a política pública relativa à posse, comercialização e porte de armas no País".

Segundo a ação, "a permissão ampla de posse e porte de armas de fogo afronta as bases científicas que reiteradamente demonstram que a expansão do porte de armas, longe de reduzir a violência, é prejudicial à segurança pública".

A Procuradoria destaca que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2017, revela que o Brasil alcançou a marca histórica de 63.895 homicídios.

"Isso equivale a uma taxa de 30,8 mortes para cada 100 mil habitantes, ou seja, ao menos 30 vezes maior que os índices europeus", acentua a Procuradoria.

Ainda de acordo com a ação, o Ipea (Atlas da Violência 2018), informa que, em 1983, 36,8% do total de homicídios foi cometido por algum tipo de arma de fogo.

"Essa participação foi crescente até que em 2004, após entrar em vigor o Estatuto do Desarmamento, atinge a marca de 70,7%. A partir de então, a participação se estabiliza em torno de 71%. A partir desse dado, estudos apontam que, caso não houvesse a limitação da posse e porte de armas, entre 2004 e 2013 teriam ocorrido mais 160 mil mortes violentas no país."

No Maranhão, ao contrário da média nacional, que manteve as taxas de homicídios por arma de fogo relativamente estáveis a partir do ano de 2003, verificou-se um aumento significativo no índice, sustenta o Ministério Público Federal.

O Mapa da Violência 2016 - Homicídios por Arma de Fogo no Brasil, de autoria de Júlio Jacobo Waiaselfis - mostrou que, no período entre 2004 e 2014, "os índices relativos a mortes por armas de fogo no Estado mais que quadruplicaram, saltando de 355/100 mil habitantes no ano 2004, para 1.658/100 mil habitantes no ano de 2014".

A ação destaca que "o aumento do número de armas de fogo agravará o cenário de assassinato sistemático da população negra, jovem e masculina, além de outros segmentos importantes da sociedade, o que revela o impacto desproporcional da medida, caracterizado pela discriminação indireta".

Em 2016, 71,5% das pessoas que foram assassinadas no País eram pretas ou pardas, assinala o texto da Procuradoria.

Pedidos

Além da suspensão dos processos de análise e concessão de novos Certificados de Registro de Armas de Fogo, até a análise do mérito da ação, o Ministério Público Federal requer a declaração de ilegalidade do Decreto 9.785/2019, com a consequente proibição da Delegacia da Polícia Federal em Imperatriz de deferir pedidos sem a análise prévia, específica, pessoal e individualizada do requisito legal de efetiva necessidade, devendo adotar a sistemática prevista pela redação original do decreto 5.123/2004.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral