Delivery Much
GERAL

Proam vai à PGR contra mudanças no Conselho Nacional de Meio Ambiente

29 Mai 2019 - 17h06

O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) encaminhou nesta quarta-feira, 29, representação à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com críticas em relação ao Decreto 9.806 assinado na terça-feira, 28, pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera a configuração do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Na visão do Proam, o decreto é inconstitucional.

"O decreto reduz o número de conselheiros do Conama dos atuais 96 para apenas 22 e aumenta a participação proporcional de representantes do governo federal de 29,5% para 41%, ou seja, tem agora nove do total. A representação da sociedade civil cai de 22% para 18%, e fica com apenas 4 membros", diz o presidente do Proam, Carlos Bocuhy, que é conselheiro titular do Conama.

Segundo ele, o decreto, além de tirar espaço da sociedade civil, "exclui a participação de importantes setores como populações indígenas, representantes de trabalhadores, sanitaristas, comunidade científica e catadores de materiais recicláveis, um enorme retrocesso".

Os ministérios públicos federal (MPF) e estaduais também foram retirados do Conama, diz ele, acrescentando que o novo decreto estabelece a nomeação dos conselheiros ambientalistas por sorteio e exclui as representações regionais. De acordo com Bocuhy, o governo "desconsiderou o processo democrático" que era utilizado internamente para eleger representantes e transformou as indicações "em mero jogo de azar".

O Proam critica ainda pontos do decreto que estabelecem mandatos de apenas um ano para os ambientalistas com alta rotatividade, sendo vedada a recondução. "Neste tempo tão curto, quando as entidades começarem a aprimorar sua eficiência e utilizar de forma eficaz o regimento interno, serão substituídas sem direito à reeleição. O decreto destrói condições essenciais para a atuação eficiente da representação da sociedade civil, ao volatizar por meio de mandatos relâmpago as possibilidades de evolução por experiência", afirma Bocuhy.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá acumula 207 mm de chuva em 96 horas

Nesta quinta-feira (21), as estações meteorológicas registraram uma precipitação de 41.8 milímetros até as 16h.
Jaraguá acumula 207 mm de chuva em 96 horas
Geral

Chuva não dá trégua e deixa Santa Catarina em estado de atenção

Na região, Defesas Civis Municipais seguem em alerta
Chuva não dá trégua e deixa Santa Catarina em estado de atenção
Geral

Chuva causa alagamentos em Bendito Novo

Foram 83 milímetros de chuva nas últimas 24h
Chuva causa alagamentos em Bendito Novo
Geral

Defesa Civil mantém alerta para deslizamentos de terra em Jaraguá

Até o início da manhã de quinta-feira, três ocorrências haviam sido registradas no 199 do município.
Defesa Civil mantém alerta para deslizamentos de terra em Jaraguá
Ver mais de Geral