Coluna

Principais assuntos abordados na coluna de Patricia Moraes no jornal FolhaSC

15 Mai 2012 - 11h18



Os principais assuntos abordados nesta terça-feira, no jornal FolhaSC, na coluna de Patrícia Moraes:


O Fórum Parlamentar Catarinense, que tem a coordenação do deputado federal Décio Lima (PT), se reúne hoje com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, em Brasília às 11h.  A audiência é para tratar da viabilidade, andamento e cronograma das obras das rodovias federais que cortam o Estado, entre elas a tão esperada duplicação da BR-280. A última promessa do ministro foi de que o projeto executivo da obra estaria pronto até abril, mas até agora não há nenhuma notícia dele e muito mesmo da abertura de um novo edital de licitação para a obra.


Os integrantes do diretório do DEM se reuniram ontem à noite e homologaram o nome do vereador e presidente da comissão provisória, Ademar Possmai, como possível candidato em uma chapa majoritária. A sigla já tem encaminhada uma aliança com o PSDB e até o fim de maio pretende ter um bloco formado. Possamai se classifica como oposição inteligente ao governo da prefeita Cecília Konell, mas diz não ter restrição nenhuma ao PSD, embora tenha que seguir determinação da executiva estadual que quer o DEM longe dos desertores.

*

O projeto de reajuste dos salários de vereadores de Jaraguá do Sul deve chegar ao plenário nas próximas semanas. Muitos deles saem em defesa de que se aplique apenas o percentual de inflação, de 2008, quando aconteceu o último aumento através de votação, que foi de 23%, até agora.

*

A cúpula do PSD espera anunciar nos próximos dias a filiação de Elmo Mathias, que hoje faz parte da executiva do PMDB. Outros nomes ligados a Cecília Konell e que não planejam concorrer também podem migrar ainda este mês.

*

A menos de cinco meses para as eleições de outubro, são muitos pré-candidatos à Prefeitura de Jaraguá do Sul. Mas nenhum deles conta com vice até agora. A temporada de negociações deve ser intensificada em junho.

*

Apesar dos avanços registrados na última década, os partidos políticos continuam não conseguindo atingir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas. Em Jaraguá do Sul, para as eleições municipais, a maioria das siglas terá problema em cumprir a lei, de 1997. Este assunto foi tratado pelos promotores eleitorais no mês passado, durante seminário sobre as eleições municipais deste ano, do Tribunal Regional Eleitoral. Os promotores afirmaram que não haverá maneiras de burlar a legislação como ocorreu em outras eleições, onde os partidos reduziam o número de candidatos homens para facilitar o preenchimento das vagas femininas. 


O secretário de Administração, Ivo Konell, pediu exoneração na sexta-feira antes de sair de férias para acompanhar Cecília Konell em uma viagem pela Europa. Konell ficou no cargo menos de um mês e deve voltar a ser nomeado em junho. O prefeito em exercício, Irineu Pasold, informou ontem aqui na Jaraguá AM que não há outra maneira de conceder licença não remunerada, ou seja, sem o recebimento de salários, se não for desta forma, pela exoneração.

*

E depois de ter passado por cirurgia de catarata na sexta-feira, o prefeito em exercício, Irineu Pasold (PSDB), ficou boa parte da manhã de ontem reunido com a chefe de gabinete, Fedra Konell. Os assuntos foram administrativos, diz Pasold.

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral