GNet
Hospital e Maternidade Jaraguá

Primeira cirurgia de ponte safena é realizada no HMJ

23 Out 2015 - 17h34

Nesta quinta-feira, dia 22, o paciente Carmelo Campestrini, 64 anos, deve receber alta do Hospital e Maternidade Jaraguá e, assim, dar início a uma nova etapa de vida. Natural de Rio dos Cedros, ele foi submetido à primeira cirurgia de ponte safena realizada pela equipe do HMJ.


 O procedimento levou em torno de quatro horas e envolveu uma equipe de quatro médicos, além de todo o suporte dos profissionais de enfermagem da unidade. Realizada na última quinta-feira, 15, a cirurgia, de acordo com o médico e cirurgião cardíaco que coordenou os trabalhos, Djalma Faraco, foi um sucesso. Ele contou com o auxílio dos médicos Thales Cantelle Baggio, Eduardo Moeller Mota e Cleber Augusto Gonçalves. “Foram colocadas três pontes de safenas no paciente e, agora, ele segue a vida com total normalidade”, afirma Faraco.

 O professor aposentado terá de redobrar a atenção quanto à alimentação, praticar exercícios físicos com frequência e tomar medicações. As visitas ao cardiologista também terão de ser frequentes. Mas, para Campestrini, tudo ocorreu com muita tranquilidade. “Senti muita confiança na equipe e na estrutura do hospital. Eles foram muito atenciosos e me explicaram todos os detalhes do procedimento. Agora é vida nova”, comentou.

 Desde junho, o HMJ também vem realizando procedimentos de cateterismo e angioplastia. A cirurgia de ponte safena foi o primeiro procedimento de alta complexidade realizado na unidade envolvendo o universo da cardiologia.  Conforme o cirurgião Thales Cantelle Baggio, o hospital possui pessoal devidamente treinado e equipamentos de alta tecnologia. “Temos uma das melhores estruturas do Estado para este tipo de cirurgia”, complementa.


 A nova ala do HMJ contempla estrutura para a realização de cirurgias cardíacas e vasculares, cardiologia clínica e uma UTI coronariana. O hospital, portanto, está equipado e preparado para atender todas as demandas que englobam a cardiologia. Porém, a implantação dos novos serviços está acontecendo de forma gradativa e seguindo o fluxo apresentado pela própria demanda local.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Morre no Rio, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga

Ele escreveu obras clássicas da TV, como Dancin' Days
Morre no Rio, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga
Geral

Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho auxiliará mulheres de modo discreto e sigiloso
Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica
Saúde

Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8

Lembrando que a Central de Vacinas Covid-19 não atenderá mais aos domingos
Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8
Geral

Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá

Animais estavam dentro de um 'Saco Verde', junto com material reciclável
Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá
Ver mais de Geral