dengue 2
Clima

Primavera com chuva e temperatura acima da média em SC

24 Ago 2015 - 13h08

Fim do inverno e inicio a primavera: 23/09 às 05h21min


Para o trimestre a previsão é de chuva acima da média em SC, mal distribuída no tempo, com chuva intensa em períodos curtos. Porém, no início do trimestre há chance de períodos maiores sem chuva, por interferência de perturbações de menor escala. Estudos científicos apontam para aumento da chuva e tempestades severas no Sul do Brasil, em anos de El Niño. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é determinante para prever eventos extremos.

Climatologia:

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando inicio as chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 mm em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste, mais frequentes em anos de El Niño. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

O trimestre também é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais que oferecem perigo às embarcações no Litoral catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.  

Em relação à temperatura a previsão é de uma primavera com temperatura acima da média climatológica em SC, com maior anomalia na temperatura mínima. Mesmo assim, ainda pode ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração, sobretudo na primeira quinzena de setembro, com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. A partir de outubro se espera períodos mais aquecidos.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

A TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, continua apresentando anomalia positiva, variando de 1,0ºC a3,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2, e valores acima de 3ºC no Pacífico Equatorial Leste. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno El Niñomoderado e, provavelmente, evoluindo para forte no fim do ano. Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa e no outono/inverno do ano sequente, no caso 2016, se o fenômeno continuar.


Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em julho de 2015.


Figura 2 - Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 09 a 15/08/2015.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz (Meteorologista)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC, RBS e ALERTABLU.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Geral