Imobiliária Coralli
Novas regras

PRF fará ação educativa com motoristas nesta quarta-feira

23 Jul 2012 - 18h42


A Polícia Rodoviária Federal faz nesta quarta-feira, dia 25 de julho, um comando educativo, com o intuito de informar os motoristas profissionais sobre a nova legislação que determina o tempo de direção e descanso na condução de veículos de transporte: de condução de escolares, de transporte de passageiros com mais de 10 lugares e, de carga com peso bruto total superior a 4.536 quilogramas. O comando educativo ocorrerá na circunscrição de todas as delegacias da PRF no estado de Santa Catarina das 09h-12h e, especialmente em frente à unidade operacional da PRF em Biguaçu/SC, km 190 da BR-101, no período matutino já previsto e também das 20h-24h. O comando contará com a presença de reforço de vários policiais e também de autoridades, como integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A lei entra em vigor na sexta-feira, dia 27 de julho de 2012. Com a vigência na nova legislação, espera-se uma retração nos índices de acidentes graves gerados por estes tipos de veículos, especialmente, quando o condutor dos mesmos passam por jornadas exaustivas que forçam os motoristas à inexorável perda na consciência pelo sono e cansaço. Não obstante, a lei também cria uma rotina mais saudável e protege o condutor da exploração demasiada por imposições que vão além de sua capacidade física. Pois, esta nova legislação não só influencia nas questões inerentes à segurança no trânsito, mas também, nas relações de proteção do trabalhador de carreira como motoristas profissionais.


Resumo sobre a nova legislação:

Legislação:

Lei 12.619/12

Resolução 405/12 CONTRAN - regulamenta a lei 12.619



Resolução 406/12 e 92/99 CONTRAN, referente ao tacógrafo.

Meios de fiscalização:

- Tacógrafo: é o principal meio de fiscalização; o condutor deve ter os discos das últimas 24h (que é o período que nos interessa para a fiscalização); deve estar aferido pelo INMETRO (res406);

- Diário de bordo, fornecido pela empresa

- Ficha de trabalho do autônomo

O tacógrafo é o meio de fiscalização prioritário, devendo-se utilizar os demais apenas na impossibilidade de se verificar o tempo de direção pelo tacógrafo, como no caso e veículos que são desobrigados a ter tacógrafo devido ao ano de fabricação. Deve-se cuidar com as fraudes e incoerências entre o disco e os demais registros.

O condutor é obrigado a ter apenas um dos meios, ou seja, se ele tem o tacógrafo em condições, do ponto de vista do CTB, não é obrigatório os demais registros.


Tempo de condução

Intervalo de 30 min a cada 4 horas de direção, podendo ser fracionado em até 3 parcelas de 10 min. O tempo de direção poderá ser prorrogado por 1 hora, caso não haja local adequado para parada. Por isso é importante termos mapeados os pontos de parada.


Para o transporte urbano de passageiros, o intervalo de 30 min pode ser fracionado em até 6 parcelas de 5 min.

Período de 11h de descanso a cada 24h, podendo ser fracionado em 2h + 9h, fora do veículo, ou neste se possuir cabine leito ou poltrona correspondente. No caso de haver 2 motoristas, pelo 6 horas de descanso deve ser com o veiculo estacionado.


Infração

O descumprimento dos tempos de descanso, caracteriza a infração do inciso XXIII do art. 230 do CTB, de responsabilidade do condutor.

A não apresentação dos meios de fiscalização, também caracteriza esta infração, sem prejuízo as demais. Exemplo: o tacógrafo está sem disco e o o condutor não possui diário de bordo ou ficha de trabalho. São duas infrações: uma por equipamento obrigatório em desacordo por estar sem o disco, e; outra por descumprir os tempos de descanso por não possuir os meios de fiscalização.


Medidas administrativas

Retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso. O veículo poderá ser liberado para outro condutor que tenha obedecido tempo de descanso.

Caso haja local para descanso próximo ao posto de fiscalização, poderá ser recolhido o CRLV, o qual será devolvido após o cumprimento do tempo de descanso.

A critério do PRF, não se dará a retenção imediata de veículos de passageiros, cargas perecíveis ou produtos perigosos.

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta

Conforme dados, entre 286 municípios monitorados, 214 estão em estado de normalidade, 56 em atenção, 13 em alerta e 3 em crítico
Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta
Esportes

Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem

Cronograma indica primeira medalha no ciclismo de pista
Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem
Geral

CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem

Mês de abril registrou maior retração devido à covid-19
CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado
Captação da poupança bate recorde para meses de julho
Ver mais de Geral